Resenha de "Ponte para Terabítia"

Eu já havia assistido ao filme milhões de vezes. Adorava, apesar de chorar litros. Comecei a ler o livro após a indicação de minha irmã - que o adora - e... Conclusão: "Ponte para Terabítia" é encantador!

O livro conta a história de Jess - um garoto de 10 anos, tímido, o único menino da família, totalmente deslocado em seu meio familiar, sem amigos -, e como a sua vida mudou completamente ao conhecer uma garota chamada Leslie, sua recém vizinha e com quem no princípio não teve um bom entendimento.

Ambos, após várias situações, começam a construir uma bela amizade e, em um bosque próximo, criam um outro mundo, um mundo chamado Terabítia, onde tem gigantes, criaturas malignas, um exército do bem só deles, e se tornam rei e rainha desse novo lugar. Leslie aos poucos abre a mente de Jess e o apoia em suas decisões (ser artista... Ele desenha super bem), enquanto isso, a cada dia que passa ele se aproxima mais de Leslie, criando um vínculo e um carinho inabaláveis.

A história se passa em uma cidade do interior próxima a Washington, é cheia de aventuras, comicidade, belas descrições, momentos de estresse - ninguém merece uma família como a dele, ainda bem que ele tinha a irmã May Belle -, e momentos bem tristes (quem já assistiu ao filme sabe do que estou falando).

A autora expõe os sentimentos de um garoto de apenas 10 anos de maneira única - seus medos, a tensão, a insegurança, as futilidades, os erros e os acertos, o modo de pensar, a mudança, a perda, principalmente, e o renascer / a superação. E incentiva o "dar asas a imaginação", que é uma coisa ótima!
O livro tem uma linguagem gostosa e simples, e a leitura flui bem rapidamente.
  • "Ponte para Terabítia" é da Editora Salamandra.
  • Escrito por Katherine Paterson.
  • 160 páginas.
  • Recomendo. :)

14 comentários:

  1. Oi Rafa, nunca li este livro, mais eu vi o filme, que é muito bom né!!
    Gosto de leitura que flui rapido, isso é muito bom, e o livro é sempre melhor do que o filme né..
    Adorei a sua resenha!! =)

    beijos
    Mila
    http://migre.me/88tQG
    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo! =)
      Obrigada, flor!

      Beijocas.

      Excluir
  2. Oie Rafa!
    Eu nunca ouvi falar desse livro e muito menos do filme OMG!RSRSRS
    Mas me interessei por ele assim que li sua resenha,super objetiva e delicada,me encantou!
    Beijokas...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn! Obrigada, querida! =D

      Beijocas.

      Excluir
  3. Eu nunca tinha me ligado que era baseado em um livro!!!! *vergonha*
    Mas eu, como vc, chorei horrores vendo o filme! Achei meio injusto, apesar de não imaginar outro final!
    Quem sabe um dia eu o leio para comparar com o filme, que é lindo!
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Nica! Não foi exatamente como nós queríamos, mas fez total sentido.
      E é muito difícil não chorar! haha
      Leia sim, é muito bom!

      Beijocas.

      Excluir
  4. Já assisti o filme e gostei muito.
    Acho que o livro deve ser bem Legal!
    Até logo...Samantha
    http://sopramenores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Samantha! =)
      É sim, vale a pena ler.

      Obrigada pela visita, flor.
      Beijocas.

      Excluir
  5. Adoooooro essa história! (É um dos livros que eu acho que o filme só completa a história!!) É lindo!! Eu chorei litros de lágrima com o filme, e depois me acabei no livro! rs
    Tô super me identificando com o seu blog! Só tem coisa legal aqui! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, Renata. ;)
      Awn, fico muito contente! *------*
      Obrigada!

      Beijocas.

      Excluir
  6. nunca assisti ao filme,mas acho que não estou perdendo muita coisa.Me apaixonei pelo livro,chegou um momento em que algumas lágrimas fluiram no rosto.

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, eu vi o filme uma vez só. É realmente lindo, mas é triste. Eu choro horrores com esse tipo de coisa, então normalmente só assisto uma vez. Mas é um filme que guardo no coração. Nem sabia que tinha o livro *-*

    Beijitos

    ResponderExcluir
  8. Chorei litros com o filme e estou com muita vontade de ler esse livro. Sempre quando compro livros esqueço desse. Com certeza vou chorar muito com o livro também... rsrs


    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amo o filme e o livro parece ser ótimo, divertido , fluído, emocionante e com uma história criativa cheia de sentimentos envolvidos. Super ansioso para ler. Abraços :)

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária