Série "Percy Jackson e os Olimpianos"


Percebi que muitas pessoas ainda não conhecem a série - fantástica, devo dizer - "Percy Jackson e os Olimpianos", de Rick Riordan, portanto, cá estou eu divulgando.

O primeiro livro, Percy Jackson e o Ladrão de Raios, conta como Percy - um garoto de 12 anos, disléxico, com déficit de atenção, que muda frequentemente de escola e mora com a mãe e o padrasto - descobre que é um semi-deus, ou seja, é filho de um deus e vai para o Acampamento Meio-Sangue, um lugar onde os semi-deuses treinam e aperfeiçoam seus poderes. Além disso, Percy conhece deuses - inclusive o seu pai -, luta com várias criaturas da mitologia grega, faz amizade - e inimizades também- com outros semi-deuses, sátiros e centauros... É acusado de roubar o raio de Zeus, e no meio de tudo isso, ainda tem que salvar sua mãe.

Já no segundo livro, Percy Jackson e o Mar de Monstros, Percy ao retornar ao acampamento percebe várias diferenças - negativas - no lugar. Grover, seu melhor amigo sátiro, sumiu; Quíron, o centauro mais fofo ever, não está mais lá; Clarisse, filha de Ares e super Chata, o atormenta mais do que nunca; e para completar, alguém envenenou a árvore de Thalia, filha de Zeus, e com isso o acampamento está em decadência... E agora ele precisa, junto com a querida Annabeth e Tyson - seu meio-irmão ciclope -, procurar pelo Velocino de Ouro para salvar o acampamento, que coincidentemente parece estar no mesmo lugar onde Grover está! Mas para isso, ele precisa passar pelo turbulento Mar de Monstros, ou seja, terá muitas aventuras pela frente. Enquanto essas coisas acontecem, um vilão está em ascensão, o terrível titã Cronos, que já conseguiu um grande exército (que está abordo do cruzeiro Princesa Andrômeda).

No terceiro livro, Percy Jackson e a Maldição do Titã, Percy, Annabeth, Grover e Thalia vão em busca de dois irmãos semi-deuses, Nico e Bianca di Angelo, porém no meio do caminho algumas coisas não ocorrem da maneira como eles esperavam. Bianca se une as Caçadoras, seguidoras da deusa Ártemis, e a própria Ártemis e a Annabeth são raptadas por um monstro. Então, Percy, Grover, Thalia, Bianca e Zoe partem em busca da deusa e de Annabeth, e enfrentam de tudo para chegar até elas (enfrentam até um mendigo vestido de Papai Noel na praia). Descobrem várias tramas que envolvem Cronos e Luke, o semi-deus traidor, mas no fim percebem que o vilão da vez é Atlas, um outro poderoso titã, que foi obrigado a segurar o céu para sempre, e obviamente está cansado de fazer isso.

No quarto livro, Percy Jackson e a Batalha do Labirinto, a história gira em torno do Labirinto de Dédalo e do Rei Minos de Creta. Percy e Annabeth procuram um meio de chegar ao labirinto (que possui uma passagem secreta lá no acampamento), enquanto isso Grover está em sua busca frenética pelo deus Pan e Nico faz de tudo para rever a irmã (não vou contar o que aconteceu com ela). Nessa nova aventura Percy conhece uma garota mortal, chamada Rachel Elizabeth Dare, que consegue ver e interagir com a magia, porém não é corrompida por ela; começa a ter vários sonhos estranhos; conhece alguns personagens famosos; junto com Annabeth, enfrentam a Esfinge; luta com líderes de torcida do mal; e ainda chega a tempo de defender o Acampamento Meio-Sangue de um ataque que Luke planejou. Esse definitivamente é um dos melhores livros da série!

E o quinto e último livro, Percy Jackson e o Último Olimpiano, mostra Percy enfrentando sua profecia - salvar o mundo, apenas isso, fácil, não é? - e a batalha final entre os deuses / semi-deuses e o titã Cronos / seus aliados. Agora, Cronos além de ter voltado do tártaro, ele se hospedou no corpo de Luke (sim, aquele semi-deus do mal, que  finalmente terá sua história explicada), e Percy percebe que terá que fazer algo à altura para enfrentar o titã. Aconselhado por Nico, filho de Hades, Percy vai ao Mundo Inferior para conversar com Aquiles e descobre um jeito de resolver seu problema. E com a ajuda de seus fiéis amigos e de sua futura namorada, com muita coragem e habilidade, e depois de enfrentar criaturas pra lá terríveis, Percy consegue contornar a situação. A série foi concluída com chave de ouro, e esse livro é tão bom ou até mesmo melhor do que o anterior!

Todos os livros da série são fantásticos, Rick Riordan utilizou um linguagem simples, gostosa, envolvente e encantadora. Além da diversão garantida (e sofrimento em algumas partes), tem muita aula sobre mitologia grega e a história torna-se mais sombria a cada livro! Os personagens são incríveis - podemos vê-los amadurecendo aos poucos, cometendo erros, se decepcionando e aprendendo; a história é ma-ra-vi-lho-sa, e o Percy (protagonista e narrador da história) é extremamente cômico e cativante. Vale a pena ler!
  • Escrito por Rick Riordan. 
  • A série "Percy Jackson e os Olimpianos" é da Editora Intrínseca.
  • Tradução: Ricardo Gouveia e Raquel Zampil.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Dédalo vinte três. Leiam a série Percy Jackson. Iniciar ativação. Recomendo. :)

4 comentários:

  1. Rick Riordan é O cara!
    Acho essa série incrível e a mistura de elementos gregos fazem uma trama super interessante!
    (Apesar disso, até hoje não consegui terminar todos! Uma pena!)
    Boa escolha pela resenha!! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O cara" - essa é a expressão ideal para falar de Rick Riordan!

      Obrigada, Renata!!!! =D

      Excluir
  2. Percy, simplesmente fantástico, infelizmente só consegui ler ate o segundo livro e fiquei surpreso com a facilidade que consegui explicar a historia em poucas frases rs Claro que eu li somente a resenha ate o segundo livro, lembra da carona deles? aquele carro deve ser fantástico imagina aquilo na sua frente :P
    Parabéns pela resenha.

    Felipe Manigold
    www.ojovemescritor.com

    ResponderExcluir
  3. Eu só li a parte sobre o primeiro... Eu ainda não comecei a série, mas em breve pegarei emprestado para ler. Eu estava ansiosa para ler, mas meu namorado não gostou muito e aí eu fiquei receosa, mas agora eu quero muito ler. Quando ler os outros volto aqui para te falar sobre o restante da sua resenha...:)

    Beijos

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária