Resenha de "A Invenção de Hugo Cabret"

Confesso que a minha leitura de "A Invenção de Hugo Cabret" teve muitos altos e baixos. Entretanto, no fim, eu terminei a leitura feliz e acabei gostando - apesar de não ser o meu livro preferido.

O livro é dividido em duas partes. A primeira relata vários momentos da vida de Hugo Cabret - um garoto órfão de 12 anos, parisiense, que mora em um apartamento dentro da estação de trem e que cuida dos relógios de lá -, e mostra qual é o seu grande segredo, que é posto em risco assim que ele se envolve com Georges (dono de uma loja de brinquedos da estação) e sua afilhada. Já na segunda parte, a história em relação ao seu segredo se desenvolve e muitas outras descobertas são feitas.

"A Invenção de Hugo Cabret" é todo narrado por textos e imagens - belíssimas, por sinal. E contém diversos fatos reais, por exemplo, o personagem Georges Méliès que de fato existiu - é óbvio que, o autor modificou e incluiu muitas coisas a respeito dele, e no final do livro ele esclarece todas as dúvidas, o que é bem bacana. A narrativa tem uma linguagem simples e o fato do livro também ser composto por ilustrações, tornou a leitura ainda mais rápida.

Por que eu não fiquei tão animada com o livro? Bom, a primeira parte é bem maçante e com alguns clichês, o que tornou a leitura terrível, eu não conseguia gostar de nenhum dos personagens, o que salvou foi o capítulo em que fala a respeito do pai de Hugo e as imagens - que são adoráveis, insisto nesse ponto! A narrativa começou a me envolver a partir do segundo capítulo da segunda parte, foi aí que a leitura se tornou de fato prazerosa, e os personagens passaram a me entreter. Porém, apesar do pesares iniciais, vale a pena lê-lo.

Uma das incríveis ilustrações do livro.
  • "A Invenção de Hugo Cabret" é da Edições SM.
  • Escrito por Brian Selznick.
  • 533 páginas.
  • Recomendo. :)

12 comentários:

  1. Parece interessante! Mais não faz meu gosto não. A capa também não é convidativa!
    Mas sua resenha ficou ótima. Muito sincera!
    Beijos

    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pollyanna!
      É interessante sim, mas é preciso ter paciência para lê-lo. haha
      Concordo, a capa poderia ter sido bem melhor! =/

      Muito obrigada! =D
      Beijocas.

      Excluir
  2. Oi Rafa!
    Vi esse livro na livraria, e achei a lateral preta e todas as ilustrações lindas. Mas é um livro diferente, sei lá, mais para ter e admirar do que pra ler (foi o que senti). A adaptação para o cinema, no entanto, ficou maravilhosa, imperdível! Bjs... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis!
      Pior que é verdade... Para ter, admirar, folhear e that's it!
      O livro só consegue prender a sua atenção no final. Uma pena. =/
      Eu queria tanto ter ido assistir, mas não pude.

      Beijocas.

      Excluir
  3. Adoro livros com ilustrações! E essas parecem lindas ♥
    Nem sabia que existia um livro dele, mas se bem que tem tanto filme que veio de livro ultimamente que eu já nem sei de mais nada >.<

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!
      De fato, as ilustrações são lindas! =)

      Haha, verdade!

      Beijocas.

      Excluir
  4. E o filme é a mesma coisa que você descreveu do livro, tem partes boas e outras nem tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Shay! Ainda não assisti ao filme. =x

      Excluir
  5. Ahhhh eu estou esperançosa. Eu adorei a capa...

    Na hora que eu peguei o livro na mão fiquei super feliz, depois que eu ler darei a minha opinião.
    Eu adorei o filme. Amei mesmo. Por isso que comprei o livro...rsrs

    Eu adorei a sua resenha mesmo não sendo tão empolgante como as outras dos seus livros favoritos (essa é a diferença de uma pessoa que escreve bem, sempre faz com que gostem do que escreve, mesmo que fale mal).

    Beijos

    P.S.: Quando eu ler o livro te conto o que eu achei...rsrs

    ResponderExcluir
  6. Quando comprei esse livro estava meio incerto, porque detestei o filme, mas o livro é rasoavelmente bom! Você detalhou muito bem, Rafa,. É cansativo em algumas partes mas prazeroso em outras! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Amei a história, principalmente as ilustrações, são lindas. Não gostei muito do filme, mas adorei o livro... Confesso que me deu vontade de parar de ler em algumas partes... A resenha ficou ótima...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Gente, que livro lindo! Já vi umas fotos na internet e, nossa, as ilustrações são perfeitas. Acho muito interessante o estilo de narração e a premissa, e apesar das partes maçantes fiquei curioso para ler. Abraços :)

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária