Resenhas de "Persuasão", "Lady Susan" e "Jack e Alice"

Eu já havia lido Persuasão antes - na minha opinião é a história de amor mais linda de todas, e é o meu preferido de Jane Austen -, mas quando soube que a editora Zahar iria lançar uma edição de Persuasão incluindo em anexo mais duas novelas inéditas em português, fiquei completamente eufórica e assim que foi lançado (dia 16/04) eu o comprei.

Começando por Persuasão... Anne Elliot há cerca de oito anos atrás havia se apaixonado perdida e intensamente por Frederick Wentworth - um jovem encantador, muito bonito, determinado, inteligente e que sentia o mesmo amor por ela -, porém por falta de riqueza e conexões favoráveis e importantes, Anne é persuadida por sua amiga Lady Russell a desistir de seu noivado com ele e, como se não bastasse ela não recebe apoio algum de sua família, que se mostra totalmente indiferente à sua situação. Portanto, após o ocorrido, Frederick parte de Kellynch Hall, completamente desolado, zangado e determinado a esquecê-la.

Agora com 27 anos, Anne e sua família passam por uma crise financeira e todos eles, após várias discussões, decidem que o melhor é alugar a propriedade e se mudar para Bath. Contudo, Anne não esperava que o casal que iria alugar Kellynch Hall seria justamente parente de Frederick Wentworth (que se tornou muito rico, foi promovido a capitão e agora que a guerra acabou decidiu se instalar em terra firme junto a sua irmã Sra. Croft e o marido, almirante Croft). 

Como seu pai e sua irmã mais velha - o baronete Sir Walter Elliot e Elizabeth - pouco se importam com ela, pedem, ou melhor, mandam que ela vá até Uppercross cuidar de sua irmã mais nova, Mary Musgrove - que está sempre indisposta, e é muito pedente e inconveniente. Ambos os locais são bem próximos (Kellynch Hall e Uppercross), então, Anne é "obrigada" a conviver com capitão Wentworth dia e noite, a vê-lo conhecer e conversar com outras moças e ser totalmente indiferente à ela... Será que um amor tão forte outrora é capaz de sobreviver a tanto tempo de separação e mágoas?  Ou será que ambos de fato conseguiram esquecer esse amor?

Prepare-se para sentimentos intensos, sinceros e por vezes recônditos; momentos românticos, de muita tensão e até mesmo desespero, de incerteza quanto ao sentimento alheio, de descobertas, de ciúmes, de amadurecimento e coragem; enfim, de momentos no qual você percebe que às vezes o amor pode sim ter uma segunda chance.

Jane Austen escreveu um romance intenso e apaixonante, com um enredo e uma linguagem simples, porém completamente envolventes, muito bem escrito, com diálogos de tirar o fôlego e personagens cativantes - mas não todos, pois devo dizer que a família de Anne é insuportável. 

Apesar de conter muitas descrições, a narrativa não é de forma alguma maçante, pois como eu disse anteriormente, a narrativa te envolve do início ao fim. Além de retratar a sociedade da época (Inglaterra, inicio do século XIX), o romance está repleto de críticas, tensão, sensibilidade e muita emoção. Jane Austen é uma das melhores escritoras ever!

Lady Susan
Uma novela com narrativa epistolar, na qual o tema central é justamente a Lady Susan - uma mulher manipuladora, coquete, aristocrata e perversa, um anti herói. A novela começa com uma carta de Lady Susan a seu irmão, sr. Vernon, dizendo que irá passar um tempo em sua casa e diz que não vê a hora de conhecer a esposa dele. A partir daí, seguem outras cartas tanto da protagonista como de outros personagens que se envolvem com ela, direta ou indiretamente, contando vários fatos e situações a respeito dela, até chegar a um final surpreendente. 

Jack e Alice
A novela se inicia em um baile de máscaras, dado pelo sr. Johnson aos seus filhos e amigos, e narra o que acontece durante e depois do tal baile, e como os participantes se envolvem um com o outro de maneira um tanto quanto cômica e às vezes trágica. Com um final emocionante e engraçado. (e eu adivinhei o que iria acontecer!)

Ambas as novelas são muito envolventes, possuem uma linguagem simples e divertida, estão repletas de críticas - em especial a primeira (Lady Susan), e a leitura flui suave e rapidamente, te entretendo durante toda a narrativa. 

A editora Zahar fez um excelente trabalho, começando pela capa que está incrível (fiquei encantada), uma revisão impecável, e tanto a tradução como a diagramação foram muito bem feitas... Incluindo os comentários, a apresentação e a cronologia da vida e obra da autora. Só tenho elogios!
  • Escrito por Jane Austen.
  • Editora Zahar.
  • 357 páginas.
  • "Persuasão, edição definitiva - seguido de duas novelas inéditas em português" está disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo! 

23 comentários:

  1. Rafa, é em capa dura? Diz que nao *-* Aaaah eu quero, ta muito linda essa edição!

    ;*
    www.livrosecitacoes.com

    ResponderExcluir
  2. Que resenha linda *__* ainda não li Persuasão, minha próxima leitura da Jane será Razão e Sensibilidade e depois dessa será Persuasão. Fiquei mto curiosa pra ler!! E que capa linda é essa, preciso desse livro urgente!! kk essas duas novelas tbm me deixaram curiosa, acho que essa edição deve ter sido mesmo mto bem elaborada.
    Jane sempre traz críticas em seus livros, e personagens em situações que tiram o fôlego, acho que em persuasão ficarei com o coração nas mãos! kk
    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Desculpa a demora para responder seu comentário, acho que explico lá no blog que tava doente né, to malhorando . Mas vamos ao que interessa ne?!
    Que livro maravilhoso, adorei esta capa e a sinopse dele.
    Maravilhosa resenha.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outch, espero que você esteja melhor, Poliana! =)

      Beijocas e obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Oi Rafa!
    Adorei a sua resenha de Persuasão, deu muita vontade de ler e conhecer essa história. Essa edição parece muito linda!
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Rafa!

    Eu PRECISO dessa edição de persuasão!!! Está muito linda <3
    E mesmo só tendo lido orgulho e preconceito da jane austen, tenho certeza que é um ótimo livro. E me parece que vou gostar das duas novelas também *-*
    Adorei suas resenhas!

    beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esses dias estava na livraria e vi esta edição... Fiquei louca por ela, e me segurei para não comprar! :) Ficou perfeita né?!
    Sua resenha ficou maravilhosa* Parabéns...
    Beijos

    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amo os livros de Jane Austen, Persuasão mim marcou muito.Amei a capa do livro também.As novelas inéditas parecem ser bem interessantes. Concordo quando você diz que Jane Austes é a melhor escritora ever!

    Um xero, Ana.

    ResponderExcluir
  8. Ai ai ai, gosto muito de Persuasão. Houve uma época em que eu queria ser a Jane Austen. Sério! AHAHAHAH (graças a Deus eu fui curada de muitas loucuras nessa vida). Tenho várias versões do livro dela e agora você me faz desejar mais uma. Concordo com tudo o que falou sobre Persuasão, menos na parte do favorito. Ainda prefiro Emma e Mansfield Park.
    Beijos.
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que linda essa capa, além de ter uma ótima resenha.

    ResponderExcluir
  10. Meninas, vocês irão se apaixonar pelo Capitão Wentworth e pela história! <3

    Obrigada pelos comentários, fofas!
    Beijocas para vocês.

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixonada pelos livros em edição definitiva que a Zahar lança, tenho 20 Mil Léguas Submarinas (Júlio Verne) e esse então, MARAVILHOSO, mais uma vez eles arrasaram!
    PS.: Estou me segurando para não comprar, rs.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, ainda não sabia do que se tratava o livro, mas já ouvi maravilhas da Jane Austen, e depois que vi o filme de Orgulho e Preconceito, me apaixonei pela história, então estou ansiosa para ler os livros dela. Adoro clássicos.
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amo \o/, quero ler todos os livros de Jane Austen ela escreve maravilhosamente bem.Parabéns por sua resenha.
    Um xero,Ana

    ResponderExcluir
  14. Querendo muito ler todos da Jane Austen

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha vontade de ler os livros da Jane Austen, depois de ver essa edição fiquei tentada a comprar, simplesmente maravilhosa! *_*

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nenhum livro desta autora, porem adorei o enredo da historia!! Alem do que a parte de traz da capa é linda, a frente nao entendi muito bem.

    ResponderExcluir
  17. Nunca li, mas aprendi a gostar de Jane Austen e quero ler tds os livros dela.

    ResponderExcluir
  18. Depois de ler a resenha desse livro, só posso dizer que tenho que ler algo da Jane Austen o mais rápido possível. Gosto de narrativas bem envolventes, e creio que isso é o que não falta para a autora. Espero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Esta edição da Zahar é uma gracinha, não é?? Se eu ja nao tivesse uma edição deste livro eu compraria. Vou tentar ler este mês de fevereiro.
    Resenha muito boa, bem concisa. Adorei.

    ResponderExcluir
  20. Estou namorando esse livro. Terminei de ler Orgulho e Preconceito e amei, demorei muito pra ler o livro porque ele é lento no ínicio e tal, mas lendo sua resenha de Persuasão eu fiquei com vontade de ler, pq se é melhor ainda que Orgulho e Preconceito preciso muito ler...haha
    Adoro as capas da Zahar, tenho Alice no País das Maravilhas e o livro é lindo, a Zahar sempre arrasa nas capas.... A única coisa ruim é que não dá pra eu comprar esse agora que está um pouco caro, mas logo que der eu vou comprar... Beijos

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária