Resenha de "Oksa Pollock e o mundo invisível"

O livro - repleto de magia e afins - prometia (pelo menos para mim, que adoro tudo que envolva magia e coisas do tipo), mas infelizmente devo dizer que a história não me agradou muito, apesar de ter pontos bem positivos.

Oksa Pollock - 13 anos, impulsiva, dinâmica, ótima aluna, praticamente uma ninja - parte às pressas de Paris, com  seus pais, avó e a família de seu melhor amigo (Gus), rumo à Inglaterra... Onde toda a aventura de fato se inicia. Com o passar dos dias Oksa descobre uma estranha marca em sua barriga (uma estrela ao redor do umbigo) e também que possui habilidades mágicas, como: lançar bolas de fogo, levitar, mover objetos a distância, dar socos sem ao menos encostar nas pessoas e mais... Porém, isso ainda é pouco diante das grandes e importantes revelações que Oksa terá conhecimento!

Ela descobre que tanto a sua família como tantas outras pessoas já conhecidas fazem parte dos Salve-se-quem-puder, um grupo exilado de uma terra até então desconhecida. Edefia, o mundo invisível. E que ela, Oksa Pollock - a Inesperada, é a chave / esperança para guiar os exilados de volta à Edefia. Porém, entre os Salve-se-quem-puder tem um traidor, que tornará tudo muito complicado para Oksa e seus aliados.

Bom, por que eu não gostei tanto? Simples. A ideia e a história são boas, mas não conseguiram me envolver (demorei quase duas semanas para lê-lo! E isso raramente acontece) e não foram bem desenvolvidas... Confesso que fiquei incomodada com certas atitudes de Oksa e alguns, bem poucos, diálogos foram bem maçantes. Não achei o vilão tão vilão assim, esperava mais, sinceramente. Algumas situações foram óbvias demais, o que estragou toda a surpresa e a tensão. Resumindo, é isso.

Enfim, vamos aos pontos positivos... A história é divertida (atribuo isso às criaturas mágicas dos Salve-se-quem-puder, que são encantadoras) e criativa - os nomes, em geral, são hilários. Em relação aos personagens, eu gostei de Abakum - o guardião de Oska e Dragomira (avó da protagonista).

A editora Suma de Letras fez um ótimo trabalho com a revisão - se não me engano, só encontrei um erro, bem pequeno à propósito - e a diagramação. A capa ficou linda, achei um encanto.
  • Escrito por Anne Plichota e Cendrine Wolf.
  • Editora Suma de Letras.
  • 428 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Visite o site do livro: http://www.oksapollock.com.br/
  • Recomendo, apesar dos pesares.

13 comentários:

  1. Sério que o livro não conseguiu te envolver? Uma pena isso. :/ Mas pelo menos livro é divertido, o que já me faz dar um grande ponto positivo para ele. (:
    Bom... só vou conseguir ter uma opinião concreta quando for ler, já que estou com muita expectativa com relação a ele.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa!
    Essa capa é mesmo linda, a editora caprichou. É chato quando a proposta do livro é super atrativa e a gente "empaca" na leitura. Mas você destacou os pontos positivos e negativos, isso é bem legal :)
    Bjs... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sei como é chato ficar dias e dias lendo um livro, e parece que nunca vai acabar. Tinha muita vontade de ler este livro, mais depois de sua resenha, vou deixar mais pra frente.
    Parabéns pela resenha e pela sinceridade :)
    Beijos

    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que pena que você não gostou, Rafa! Duas semanas é tenso, pior que eu sei como é isso. Tudo mundo vinha falando maravilhas do livro, mas não fiquei tão interessada nele também não.
    Pena, né?

    Beijitos

    ResponderExcluir
  5. A capa é legal mesmo XD
    A história me interessou bastante =D
    Acho que vou tentar lê-lo um dia, também gosto de assuntos mágicos XD

    Beijão
    Bruna Reis
    http://desbravandohistorias.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Poxa, acho que é a primeira resenha que leio de alguém que não curtiu tanto o livro. Mas achei bem interessante seu ponto de vista. Morro de curiosidade de ler o livro, mas acho que não irei com tanta sede ao pote (ou vou tentar, pelo menos hehe).

    bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Hey meninas! =)
    Ah, eu fiquei bem chateada com isso, pois estava muito animada quando comecei a lê-lo... Mas, infelizmente, o livro não conseguiu me agradar tanto assim.

    Espero que vocês, diferente de mim, gostem do livro! \o/
    Beijocas para vocês. =*

    ResponderExcluir
  8. Já vi muitas resenhas do livro e sempre fiquei com vontade de ler, mas é sempre bom ver alguém falando os pontos negativos do livro, pois nem sempre o livro é só maravilhas. Enfim, gostei da resenha pela sinceridade em relação ao não ter gostado tanto.

    ResponderExcluir
  9. Já tinha lido algumas resenhas desse livro.
    Gostei muito da sua. Achei uma história bem legal e original.
    Não ainda nenhum livro que fale de magia, então esse parece ser muito bom msm.
    Mesmo que algumas pessoas falem que o livro não e tão bom assim, fiquei curiosa para saber mais sobre essa história.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  10. Muito legal e sincera a sua resenha.
    Estou bem curiosa para ler esse livro e ver se vou gostar ou não ;)
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  11. Está muito na moda livros sobre magia, ocultismo. Um gênero que geralmente não leio, mas o livro da resenha conta uma história fictícia. A capa é bonita, espero que o enredo seja mesmo interessante.

    ResponderExcluir
  12. Que legal, já tinha visto pela internet a foto da capa deste livro. Parece ser um conto de fantasia bem legal estilo Harry Porter. Um universo cheio de seres estranhos e uma garota com poderes não tem como resultar em um mal livro! Abrc!!!

    ResponderExcluir
  13. Desde que li a sinopse desse livro gostei bastante, pois esse é um dos gêneros de leitura que mais gosto. Quero muito ler, porque depois de Harry Potter, me senti um pouco "órfão" de histórias como essas. Foi realmente uma pena você não ter gostado tanto do livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária