Resenha de "Por Isso A Gente Acabou"

Podemos dizer que a maioria das histórias contam como os casais se conhecem e se apaixonam, ou até mesmo como se reencontram e reacendem aquele amor do passado... Mas "Por Isso A Gente Acabou" segue um caminho totalmente diferente, um caminho oposto, mostrando o que acontece após o término do namoro - a ideia é genial e muito original. Além de ter outro ponto muito interessante: o apego aos objetos. E foi tudo isso que chamou a minha atenção, mas faltou algo (ou talvez muitas coisas) para eu gostar de fato desse livro e confesso que me decepcionei.

Minerva, ou melhor, Min Green está sofrendo e tentando aos poucos voltar ao normal após terminar seu namoro com Ed Slaterton - o bonitão do colégio e o melhor do time de basquete -, para isso ela decidiu juntar em uma caixa todos os objetos que marcaram o breve romance que eles tiveram e entregá-la à ele. Min também escreve uma carta - bem sentimental, irônica e cheia de palavrões - para seu ex, falando a respeito de cada item que está na caixa e contando todos os motivos pelo qual ela terminou com ele, e nos mostrando como tudo aconteceu... Do primeiro encontro até o fim de tudo.
"Todo suvenir de amor que a gente tinha, os prêmios e os destroços dessa relação, que nem confete na sarjeta depois que o desfile passa, o tudo e o não sei que mais chutado para o meio-fio. Estou largando essa caixa toda de volta na sua vida, Ed, cada pertence do meu eu com você. Vou largar essa caixa na sua varanda, Ed, mas é você, Ed, quem está sendo largado."
Para mim o livro tinha tudo para dar certo, mas sinceramente, me incomodei com o modo como Min tratava a sua mãe e amigos; algumas situações e consequências foram óbvias demais (na metade do livro eu já sabia como eles iriam terminar); os personagens principais não me agradaram, gostei muito mais dos amigos de Min, especialmente do Al... Resumindo, eu esperava muito mais.

Entretanto, o livro expôs de maneira bem clara como algumas pessoas insistem em continuar namorando com alguém que elas sabem que nunca daria certo - e apesar de ter todos os motivos do mundo para não continuar, lá estão eles juntos, mesmo não se sentindo à vontade  um com o outro e afastando / ignorando as únicas pessoas que realmente se importam. Quanto a falta química entre o casal,  ao meu ver foi proposital, e por isso eles não tiveram futuro algum - é claro, entre outros motivos.

Devo dizer que as ilustrações são FANTÁSTICAS - foram feitas por Maira Kalman -, e a editora Cia. das Letras fez um ótimo trabalho. Revisão impecável, uma bela diagramação e eu achei a capa muito bonita.
  • O livro foi escrito por Daniel Handler - lembram dele? Lemony Snicket, das Desventuras em Série.
  • Editora Cia. das Letras.
  • 376 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo, apesar dos pesares.

19 comentários:

  1. Ahh, que pena que você não gostou tanto Rafa!
    Mas é bom eu ter lido uma resenha não tão positiva sobre o livro, porque estou morrendo de vontade de ler! Vamos ver o que vou achar, né? Mas confesso que a curiosidade está grande. Me interessei pelo livro pelos mesmos motivos que você, mas tomara que o fim seja diferente ;P

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que o fim seja BEM diferente, Gabi! E que você goste bastante do livro.
      Boa leitura e boa sorte. rs ;D

      Beijocas, amiga. =*

      Excluir
  2. Nossa que pena! Pensei que esse livro seria "o livro".
    Amei tanto o nome do livro e no entanto ele não e tão bom quanto achava que seria.
    Mais espero lê-lo, pois achei o nome bem sujestivo.
    Adorei a resenha, ainda bem que vc foi verdadeira e não omitiu os por que de não ter gostanto tanto do livro.
    Bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany!
      Sinceramente, eu também pensei. =/

      E muito obrigada, querida!
      Beijocas. =*

      Excluir
  3. Oie...
    Tudo bom?
    Eu fiquei encantada com a sinopse do livro... Pena que você não gostou muito... =/ Mas todo mundo tem um gosto.. =D

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Seja bem-vinda. \o/
      Pois é, uma pena mesmo, mas de repente você goste!

      Muito obrigada, flor!
      Já estou seguindo o seu também. =)
      Beijocas. =*

      Excluir
  4. Por Isso A Gente Acabou = decepção do ano. Também achei a coisa toda muito original antes de ler,lutei muito pra conseguir o meu, pra depois me ver lendo um livro baseado na Malhação --' rs Eu não recomendaria não, haha (sim, estou guardando essa mágoa. E, olha que triste, nem tenho uma caixa pra largar o bendito do livro na porta do Daniel Handler).
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kim, ri horrores com o seu comentário! HAHAHAHA
      Boa ideia, temos que encontrar uma caixa e colocar o plano em prática. =P

      Beijocas, amiga.

      Excluir
  5. Ahh eu vi esse livro outro dia na livraria e achei tão bonito e o título chamou bastante minha atenção também, mas acredita que nem parei pra ler a sinopse? Só fui saber do que se trata agora hahahahah
    A história parece ser bem interessante, pena que você não gostou muito... Mas ainda vou dar uma oportunidade para o livro, só não sei quando heheheeh

    ResponderExcluir
  6. Oi,tudo bom?
    A diagramação do livro é linda, mas nem sempre o conteudo é bom né?
    Mas pretendo ler sim esse livro, pois ele mexe com minha curiosidade.
    Obrigada pelo comentário lá no blog e desculpa a demora.
    Não perca a promoção lá no blog, valendo livro Julieta imortal kkkk
    Bom fim de semana
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Uma das primeiras que vejo não gostou do livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa!
    Pena que os personagens não te cativaram, a proposta do livro é ótima, mas pelo jeito o desenvolvimento não convenceu...
    Acontece, né? Beijos e ótima semana pra você!
    Elis Culceag. www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente isso, Elis! Acertou em cheio.
      É mesmo, fazer o quê. Mas ainda bem que não acontece com frequência. haha

      Obrigada, tenha uma ótima semana também!
      Beijocas. =*

      Excluir
  9. Olá,
    vi sua visitinha lá no meu blog, Obrigado ><
    Jura, que ele não é tão bom assim?
    Mas sempre é bom ver os dois lados da moeda.
    Ainda não li, mas espero conferir.
    gostei do blog, bem legal. Ótima resenha
    seguindo ;)

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas =)
      Imagina, eu adorei o seu blog.
      Ah, sério, fiquei bem decepcionada...

      Muito obrigada, querido!
      Beijocas. =*

      Excluir
  10. Pra ser BEM sincera, esse livro não me chamou muuuito a atenção. O fato de você dizer que não gostou muito de alguns personagens e de algumas coisas serem previsíveis me incomodou. Um dia, se eu ganhar, eu o leio. =x

    Beijocas
    @mariapsalles - http://jardimdeborboletas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Eu tinha me interessado pela proposta, mas me parece bem forçado e obvio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente assim, Mariana. =/

      Excluir
  12. A sua resenha me deixou em dúvida se compensa comprar esse livro ou não. Eu adorei a sua sinceridade e a sua resenha ficou muito boa.

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária