Resenha de "Branca de Neve - Os Contos Clássicos"

Hey, queridos! I'm back. 

Contos de fadas aqui, contos de fadas ali. E entre esse turbilhão de notícias, eis que surge o livro "Branca de Neve - Os Contos Clássicos"! Eu sempre soube e pesquisei a respeito do lado sombrio e variado dos contos de fadas, apesar de não ter lido nenhuma dessas versões, então fiquei animada e curiosa com a proposta deste livro.
"Branca de Neve é uma história sobre vaidade, mas, acima de tudo, sobre o caro preço a ser pago por colocar suas paixões acima de todas as outras coisa."
O professor e autor, Alexandre Callari, reuniu sete contos pouco conhecidos da Branca de Neve (com exceção do primeiro) - "Pequena Branca de Neve"; "A jovem escrava"; "Árvore-Dourada e Árvore-Prateada"; "Maria, a madrasta má, e os sete ladrões"; "O caixão de cristal"; "A morte dos sete anões"; "A fábula da princesa morta e dos sete cavaleiros" -, e comentou em cada um deles de maneira instigante e minuciosa. 

O livro é dividido em três partes. Na primeira parte estão os contos citados acima; a segunda parte mostra as adaptações e manifestações deste conto tão conhecido e como ele influenciou alguns filmes, peças de teatro, livros e HQs; por fim, a terceira parte contem um conto inédito - "Mundo dos espelhos: lobos, sangue e neve" -, escrito pelo próprio Alexandre Callari. 

Devo dizer que o livro me agradou muito, com um prefácio (escrito por Babi Dewet) e uma introdução bem convidativos. Dos contos, eu conhecia apenas o primeiro, e gostei bastante da seleção - são intrigantes, diferentes, alguns bem aterrorizantes ou cômicos. E quanto ao conto inédito, esse foi o que mais me surpreendeu, com sua trama impactante, forte, com metáforas e seu terror psicológico; o autor escreve de maneira envolvente e peculiar - leitura de um piscar de olhos! 

Uma das coisas que mais chamaram a minha atenção neste livro foram os comentários, eu os adorei! As explicações, informações extras, a comparação com a sociedade daquela determinada época e como esta influenciou na escrita, e a análise de cada conto... tudo isso me fez devorar o livro com maior rapidez e interesse. E descobrir que há tantos anos atrás, os contos de fadas se misturavam entre si (Branca de Neve + João e Maria... e por aí vai).

A segunda parte foi um algo a mais que deu ao livro mais pontos positivos. E como velhos hábitos nunca morrem, ao ler ou assistir sempre busco referências de outras histórias que eu conheço, mas este livro me mostrou que o meu radar de intertextualidade falhou quando eu estava assistindo a um de meus filmes prediletos ("Ela e os Caras"), que é também uma adaptação de Branca de Neve - pasmem! 

Tanto a diagramação como a capa estão lindas - as fotos e ilustrações são ótimas também -, e não encontrei grandes problemas com a revisão, no geral,  foi muito bem feita.

  • Editora Évora - Selo Generale.
  • 210 páginas.
  • Disponível em algumas livrarias.
  • Recomendo. =) 

22 comentários:

  1. Ahhh, Rafa, que bacana! Nossa, essa do "Ela e os Caras" eu também não sabia! :o
    Também adoro esse tipo de coisa, informações, influências, adaptações... simplesmente acho o máximo!

    Parece o meu tipo de leitura *-*
    Beijitos

    ResponderExcluir
  2. Eu amo a personagem branca de neve, e fiquei bem interessada para ler esse livro e conhecer melhor as histórias.

    Beijos :)
    http://www.ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu adoro contos! *-*
    Por isso já li as versões de Branca de Neve.
    Parabéns pela resenha.
    bjs


    http://www.etecetera-e-tals.com/

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito de contos :/
    Mas gostei muito da capa, é super fofinha!


    Beijos, Jess
    http://esliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ganhei esse livro num sorteio no Facebook. Não tinha a mínima ideia do que se tratava, aliás, até pensei que fosse a mesma história contada de várias maneiras, mas ainda para crianças. E quando o recebi, ao ler o sumário, me achei a maior sortuda por ter sido sorteada. E agora vem você, me incutindo mais curiosidade pra lê-lo. \o/
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sortuda! \o/
      O livro é ótimo, Sônia! Vale a pena. =)

      Excluir
  6. adoro contos, mas antes de ler a sua resenha esse livro não tinha chamado minha atenção.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá, ótimo blog! Visite o meu blog e participe ? http://blogoficialdovinicius.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estou namorando esse livro desde qndo foi lançado. Adoro a maioria dos contos de fadas e gostaria mto de saber mais. Acho que vc gostria do livro sobre os irmãos Grimm, explica da onde eles tiraram ideia de fzer os contos e tal.

    Ela e os caras ser uma adaptção é de ficar pasmo msmo, ñ ia imaginar nunca.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, vou procurar! Adoro livros deste tipo. =) Obrigada, Denise!
      Não é! Fiquei de queixo caído quando descobri. hahahaha

      Beijocas. =*

      Excluir
  9. Oi Rafa!
    Não achei que esse livro seria tão interessante assim, sua resenha me deixou bem curiosa pelo conteúdo.
    Beijos e Feliz dia do Amigo, amiga!!!
    Elis Culceag. www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz dia do Amigo, querida! *------*

      Excluir
  10. Nossa...Nossa...

    Adorei o seu blog e, principalmente sua resenha. Ficou Show! Estarei sempre por aqui!

    Beijos Beijos

    Lanny
    http://leituraeoutrostantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, flor! <3
      E seja muito bem-vinda!

      Excluir
  11. Estou com muita vontade de ler este livro. Gosto muito de contos de fadas e acho que esse tem uma abordagem interessante.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oiê!
    tem selinho lá no blog.
    bjs

    http://www.etecetera-e-tals.com/

    ResponderExcluir
  13. Branca de Neve, quando escuto esse titulo ligo logo a minha infância.Achei muito interessante, já que este tem contos diferentes do que eu estava acostumada a ouvir.Fiquei com muita vontade de conhecer melhor as histórias!

    Um xero,Ana.
    http://ideiaampla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São fantásticas, Ana! Algumas me surpreenderam bastante.

      Beijocas. =*

      Excluir
  14. Muito obrigada pelos comentários, galera! *-----*

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  15. Eu preciso muito ler esse livro!! Eu adoro contos de fadas e gosto de ver todas as adaptações e tudo mais. Agora eu tenho muito e comprá-lo e quero assistir ao filme que você citou também, porque eu nunca assisti ou pelo menos não lembro de ter assistido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Rafa!
    Ainda estou em estado de choque Ela e os Caras, mas pensando bem tudo a ver, com a Branca de Neve. Tenho que ler!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária