Resenha de "O Casamento"

Em pouco tempo o autor Nicholas Sparks se tornou querido para mim, e por essa razão minhas expectativas em relação ao livro "O Casamento" eram bem positivas. 
"Quantas pessoas têm essa oportunidade? De que alguém que amam se apaixone por elas várias vezes?"
Wilson Lewis - viciado em trabalho, três filhos e casado há quase 30 anos com Jane - percebe que seu casamento está destruído e, ao que tudo indica, sua mulher não sente mais o mesmo por ele. E o pior, tudo isso é culpa dele - por ser tão ausente e insensível durante todos esses anos.

As coisas ficam mais complicadas quando ele esquece o 29º aniversário de casamento e até seus filhos sentem que a relação está estagnada. A partir daí, Wilson decide que fará o possível e o impossível (pois, apesar da ausência, ele é apaixonado por sua mulher) para reverter essa situação. E com a ajuda de seu sogro, Noah, aos poucos ele vai se transformando no homem que Jane sempre sonhou.  
"...faz os leitores relembrarem a alegria de se apaixonar e o desafio de se manterem apaixonados."
Este livro é a sequência de "Diário de uma paixão" (que eu não tenho a mínima vontade de ler, sinceramente), mas não é necessário lê-lo para entender "O Casamento". Enquanto o primeiro conta a história de Noah e Allie, neste é contada a história de Jane - filha de Noah - e seu marido. 

A história contem vários flashbacks e é narrada em primeira pessoa por Wilson Lewis - que esperou 30 anos para mudar suas atitudes com sua esposa e filhos, mas como diz o ditado "antes tarde do que nunca". Posso dizer que minhas expectativas não coincidiram com a realidade, pois, apesar de ter gostado do livro, eu esperava mais. 
Sim, o autor 'continua escrevendo' muito bem, quanto à isso não tenho do que reclamar, porém, boa parte da história é monótona e repetitiva - o que tornou a leitura um tanto cansativa. Sem grandes acontecimentos ou intrigas ou suspiros. 

Um outro ponto negativo (para mim), foi a constante presença de Noah, às vezes parecia que o foco da história era ele, e não sua filha e o marido. Não que o personagem seja ruim ou algo do tipo, mas porque a história se desgastou bastante por ficar batendo na mesma tecla o tempo inteiro... É um personagem importante, até mesmo essencial para a mudança de Wilson, mas  foi dada muito atenção à detalhes desnecessários. 

Foi no capítulo 14 que meu interesse e emoção ressurgiram das cinzas! Foi uma reviravolta na narrativa, e o final me surpreendeu bastante - eu até esperava que aquilo fosse acontecer, mas não daquela forma! 

Enfim, é um livro leve, sem grandes ambições. Porém, tem seus momentos bonitos e suas lições de vida. A capa ficou maravilhosa, assim como a revisão - a editora fez um excelente trabalho. Atenção especial aos "Agradecimentos", pois foi muito criativo. 

  • Escrito por Nicholas Sparks.
  • Editora Arqueiro.
  • Tradução: Fernanda Abreu.
  • 224 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo, apesar dos pesares.

22 comentários:

  1. Aaaah Rafa. Eu já larguei mão de livros do Sparks há tempos. Ele realmente escreve bem mas os livros parecem continuação uns dos outros ^,^' Eu quase pedi esse para resenha, só para comer o bem casado sahushausa
    De qualquer forma, ótima sua resenha

    Gabi - www.livrosecitacoes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns são bem cansativos, mesmo... =/
      Fiquei sabendo do bem casado! Esperta você, huh! hahahaha *---*
      Obrigada, Gabi!

      Beijocas.

      Excluir
  2. Se vc, que é fã do autor, não gostou taaaanto, acredito que eu não vá gostar quase nada rsrs
    Não sou a maior fã do Nicholas, acho os enredos dele muito "mais do mesmo" :x Tirando alguns, claro.
    Eu até tenho vontade de ler O Casamento, mas não é nada urgente, nem que me faça comprar. É o tipo de livro que vou ler apenas se ganhar, sabe?

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tava com essa dúvida, se eu teria de ler diario de uma paixão antes desse. Mas como o enredo desse é da proxima geração, acho que vou ler direto então. Adoro o Nicholas, só tenho sentido que o trabalho dele está tendo altos e baixo. Mas vou continuar lendo msmo assim.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sempre gostei muito dos livros do Nicholas (como você mesma me disse: coisa do destino, hahaha), mas sempre dou uma pausa entre as leituras, pois as histórias são mesmo bem repetitivas. Um romance impossível e um final trágico. Enfim, estou curiosa para ler O Casamento, mas esses pontos negativos não me deixaram continuar com tanto interesse, rs

    (Sei que pode soar chato, mas vou dizer: leia Diário de Uma Paixão sim. Mesmo que você não goste muito de romances melosos e esteja cansada desse clichê Sparkeano (uau!), leia... rs)

    Beijinhos! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha... Imagina, eu lerei sim! Até o final do ano. =)

      Beijocas, Amanda. =*

      Excluir
  5. Confesso que fiquei meio desanimada com o Sparks depois que vi uma "mesmsisse" em praticamente todos os seus livros.. aqueles romances de chorar e se deprimir e tudo mais.. Estou com alguns livros dele aqui em casa para ler e estou tomando coragem para iniciar a leitura!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  6. Eu não fui tão feliz lendo um livro do Nicholas, mas como só li um nem dou muito minha opinião sobre o autor, porque o livro que eu li não era nada triste como todos falam e eu não chorei...
    Pretendo ler A escolha antes desse.
    Adorei a resenha
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Jack!
      A Escolha é o melhor livro dele. *-*

      Excluir
  7. Sou fã deste autor e quero muito ler este livro. As resenhas que leio dele são muito positivas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Poxa, sério que você não tem vontade de ler Diário de uma paixão? É o meu favorito do Sparks. <3
    Mas então, eu to com esse livro aqui para ler e estou TÃO curiosa para ler. :) É uma pena que ele não tenha te prendido logo de começo.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darei uma chance ao Diário de uma paixão. =)

      Excluir
  9. Oi flor,
    Ah esse livro está me deixando com uma ansiedade que nunca vi igual, já li algumas resenhas e estou louca pra ler.
    Só li um livro de Nicholas e amei e tenho certeza que vou gosta muito desse também ^^
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/2012/07/novas-parcerias.html

    ResponderExcluir
  10. Estou louca para ler esse livro.. amo Nicholas Sparks e nunca me decepciono com as histórias dele. Está na minha lista de compras rsrsrs

    Beijoooos

    Lanny
    http://www.leituraeoutrostantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo "Diário de uma Paixão" e também é mais ou menos assim como você disse sobre "O casamento". Tive vontade de ler pois o filme "The Notebook" é muito especial para mim, adoro a fotografia e já chorei várias vezes ao assistir. Confesso que eu não sou fã de leitura, pois é algo que me dá um sono inexplicável! Uma vez, assisti a uma palestra e o professor disse que "quem não gosta de ler é pq ainda não achou o livro que fizesse o 'tuc' na sua vida". Tento ler no ônibus pra passar o tempo mas passo mal, tento ler antes de dormir e me dá sono demais... não sei o que fazer sendo que já peguei leituras tão alucinantes quanto Harry Potter ou literaturas brasileiras. Enfim... foi um pequeno desabafo! Hahaha Adoro suas resenhas! Beijos e até mais.

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa!
    Toda leitura é uma coisa pessoal. Esse livro para mim foi especial e emocionante, pois estou com meu marido há 18 anos, já vivemos muitas das experiências relatadas na história. É um livro focado no relacionamento de um casal e na rotina que o envolve, acredito que quem viveu ou vive um relacionamento longo irá se identificar bastante com o enredo.
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  13. Eu AMO os livros do Nicholas Sparks, mas devo ser sincera que não gostei taaanto de alguns... Não sei se estou enjoando ou se é porque a história foi chatinha mesmo, mas é tão ruim se decepcionar ou ter criado muita expectativa em vão.
    Logo imaginei que alguém morre no final, o que não é de se espantar vindo do Nicholas Sparks heheh
    Ainda pretendo ler O casamento, mas depois da sua resenha, não esperarei grande coisa! =p

    Rindo demais, como assim você tem o livro O diário da princesa há quase 10 anos e ainda não o leu? HAHAHAHAAHAHAHAHHA Pior que eu também faço isso, tenho livro aqui na estante há anos que ainda não li =x

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Vou dizer mais uma vez: eu desisti de Sparks há muito.
    Ele escreve bem e seus livros são bonitos, verdade. Mas até chegar a conclusão bonita gasta muito a minha paciência. A cética aqui não acredita em amor e em felizes para sempre, o que já dificulta, e mais com todo o drama que normalmente tem nos livros dele, tô fora.
    Acredite se quiser, eu desisti de diários de uma paixão bem no inicio. Mas pra quem gosta, é um bom autor mesmo ;)

    Beijitos

    ResponderExcluir
  15. Eu quero ler alguns livros dele, pois só assisti aos filmes. Eu lembro que quando era mais nova uma amiga minha que era viciada em Um amor para recordar tinha no pc dela o livro, não sei se era uma tradução de leitores dele ou se uma outra editora tinha publicado, mas sei que acabei lendo daquele jeito mesmo, mas a única coisa que lembro é que gostei. Vou procurar ler os mais indicados para não odiá-lo. Estou doida para ler O casamento e A Escolha. Vamos ver se vou gostar da escrita dele.
    Apesar de não ter falado muito da sua resenha eu a adorei e vou passar sempre aqui para ler mais resenhas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Rafa, você não sabe o que está perdendo, Diários de uma paixão é perfeito, é um dos meus livros favoritos. Eu sou louco pelos livros do Nicholas Sparks.
    Logo logo, lerei O casamento.
    Mas por enquanto estou lendo A maldição do Tigre e A branca de neve e o caçador.

    ResponderExcluir
  17. Vou gostar de ler pois adoro continuação já que é a historia da familia de Noah, adorei o filme tenho o livro mais ainda não li e não sabia que tinha este livro que falava sobre a filha de Noah.

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária