Resenha de "Alfas: as melhores entre as melhores"

Qual seu talento? Até onde você iria para alcançar seus objetivos? É boa e competitiva o suficiente? Dois avisos: a disputa é acirrada e apenas uma, dentre as cem finalistas, sobrará. Preparada? Então, seja bem-vinda à Academia Alfa! 
"... acreditem em mim quando eu digo que estou aqui para fazer seu sonho virar realidade. Não apenas enquanto você está na minha ilha, mas enquanto você está no meu planeta. Quando vocês se formarem, eu vou colocar todos os meus recursos, que são muitos, à disposição de vocês. O meu poder somado ao talento de vocês vão assegurar que vocês sejam as maiores contribuintes no campo de vocês pelo resto da vida. Vocês têm minha palavra."
Skye Hamilton é dançarina, consegue estabelecer rapidamente contato com garotos e tem certeza de que vai arrasar na Academia, afinal, ser uma líder está no seu sangue. Conquistar as alfas, vencer e deixar sua mãe orgulhosa! 

Allie A. Abbott foi erroneamente convidada para entrar na Academia, após ser confundida com a cantora hippie Allie J. Abbott, e não tem talento algum - a não ser que ir ao shopping todos os dias seja um talento. E agora, ela precisa a todo custo esconder sua verdadeira identidade. Então... Shhhhh... é segredo, não conte para ninguém!

Charlie Deery sempre teve uma vida boa, uma mãe incrível e um namorado maravilhoso, além de ser muito inteligente - ela criou sozinha a Ilha Alfa, apesar de só sua mãe saber disso. Porém foi impossibilitada de entrar na Academia, até que Shira Brazille (excêntrica bilionária, a primeira alfa, chefe de sua mãe e, sua sogra) lhe faz uma oferta: ela pode participar, mas deve cortar relações com seu namorado e ver sua mãe pedir demissão - partindo para a Inglaterra e deixando-a completamente sozinha. E agora, o que ela deve fazer?

Cem garotas, com apenas 14 anos, devem passar um ano na fantástica Ilha Alfa - que fica no meio do deserto, isolada e protegida -, sem contato com o mundo lá fora. Aprimorando suas habilidades e competindo diariamente umas com as outras. Apenas uma delas será a escolhida de Shira, apenas uma conseguirá realizar seus sonhos. E como o foco são os estudos, nada de garotos!, uma tarefa bem difícil quando se tem como colegas de classe os cinco filhos supergatoseapaixonantes de Shira - lembrando que as consequências serão bem graves se você for vista com algum deles.
Que vença a melhor!
Mapa da Ilha Alfa.
Desde que eu li a série "Monster High" que a autora Lisi Harrison se tornou querida para mim, com sua linguagem descontraída, cômica e fofa. "Alfas" tem uma trama bem escrita e detalhada, leve e ao mesmo tempo intensa - e com críticas sutis aqui e ali.
Imagine ir para um lugar encantadoramente lindo, que tem de tudo para você aperfeiçoar as coisas que gosta de fazer - concordo que a intenção é tanto bizarra, mas... -, e ainda, poder morar em uma casa chamada J.K.Rowling e ser vizinha de Virginia Woolf! Mas os pontos negativos estão aí, recônditos, no que você pode se transformar ao tentar continuar na competição? Pois apesar de ser uma escola, a competição existe e ela é ponto principal - de acordo com a própria dona da Academia, a manipuladora Shira Brazille. 

A história é narrada em terceira pessoa - começa com uma carta de Shira para as escolhidas - e foca em três personagens: Skye, Allie e Charlie, cada capítulo se refere à uma delas (com data e local). 
De todos os personagens, Charlie é a minha favorita, por n motivos. Ela teve de abrir mão de muitas coisas importantes para chegar lá e ainda é obrigada a passar por situações terríveis. É uma personagem forte, sincera, confusa em certos momentos e irá cometer alguns erros durante a história, o que é bem normal - e um pouquinho clichê. 
Quanto a Skye, bom, ela me irritou um pouco, mas me tornei indiferente a maior parte do tempo. Pelo simples fato de ela ser mimada e egoísta, ou seja, ela terá de quebrar a cara antes de se tornar alguém melhor.
E a Allie é simplesmente insuportável. Pronto, falei! Não gostei dela desde o início e dificilmente irei mudar de ideia. Allie foi confundida com a cantora famosa, pois seus nomes são parecidos e praticamente ninguém vê o rosto da mesma, o que tornou tudo muito fácil. Mas confesso que ri em alguns momentos em que ela apareceu, porque, afinal, ela não sabe fazer nada (a não ser atrapalhar a vida alheia e ficar de mimimi).

É uma leitura rápida e envolvente, com um final bem instigante e não encontrei erros berrantes na revisão. A editora fez um trabalho excelente com a capa (a lombada é verde fluorescente, fica lindo na estante) e teve um cuidado incrível com os detalhes, como: fazer um mapa do local (foto acima) e inserir uma tabela com as aulas das personagens. 

  • Escrito por Lisi Harrison.
  • Editora iD.
  • 286 páginas.
  • "Alfas: as melhores entre as melhores" é o primeiro livro da série Alfas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo. =)

12 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, nunca nem o vi nas livrarias, mas adorei sua resenha! Eu adoro livros e filmes que tratam de competições... rsrsrs
    Excelente resenha linda!
    Vou colocar na listinha!
    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir
  2. Agora eu estou super curiosa para ler. Eu gostei do tema, com o que você falou já fico imaginando o que vai acontecer, principalmente na parte dos garotos... Adorei sua resenha, e quero ler os livros dessa autora...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafaela!
    Não conhecia o livro e me interessei bastante. A história parece ser bem legal e eu ando bem precisando ler um livro mais leve. Além do mais, adoro Monster High.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rafa!
    O livro parece ser bastante divertido. É a primeira vez que tenho contato com ele... não o conhecia.

    Ótima resenha!

    Bjs!
    http://www.etecetera-e-tals.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa!
    Eu não conhecia esse livro, mas pela resenha deve ser bem divertido...não sei se no lugar de Allie eu teria coragem de ir..rsrs..principalmente por ser confundida com outra pessoa..
    Adorei a resenha!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa,andei sumida, mas já estou de volta!Amei as mudanças aqui no blog :D
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, gosto de livros bem detalhados...parabéns por sua resenha!

    Um xero,Ana.

    P.S- Tá rolando um sorteio lá no blog, participe lá: http://ideiaampla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafa, super diferente o layout, e eu adorei.
    Eu já tinha ficado de olho nesse livro e poderia jurar que era um Gossip Girl com menos glamour.
    Parece ser um livro teen super divertido, no estilo que eu adoro. Pena que a ID abusa nos preços.
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Oii.
    Adorei a resenha.
    Eu vi esse livro essa semana no catálogo da ID. A princípio não me chamou muito a atenção, mas depois que procurei saber da história e li algumas resenhas, ai sim me interessei rs
    Beijinhos
    fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ownn, esse livro me trás boas recordações. Li ele quando meu quarto tinha acabado de passar por uma reforma, mas estava sem os móveis ainda. Eu coloquei meu colchão no chão, pq lembro que estava fazendo uma calor desgraçado e lá tava MUITO fresco, deitei e li de uma vez Alfas!
    A que eu menos gostei foi a Charlie, menina mimimizenta!rsrs

    Gostei muito da sua resenha

    Beijão
    desigusson.com

    ResponderExcluir
  10. Interessante! Já vi esses livros diversas vezes disponível para troca, mas nunca me chamou a atenção... Só agora parei para ler a sinopse e gostei bastante da resenha. Vai pra listinha!
    Ah, adoro livros que possuem informações, detalhes, desenhos e tal. Adorei o mapa.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  11. Gente, nunca tinha ouvido falar desse livro!
    Bacana a história, parece ser bem interessante, mas desanimei completamente quando você falou da personagem cheia de mimimi e da egocêntrica metida. Isso mata qualquer um! Uma do tipo já seria ruim o suficiente, agora duas?! #not

    Mas eu fiquei babando só de imaginar uma lombada verde fluorescente na estante *-*

    Beijitos

    ResponderExcluir
  12. Olá Rafaela!
    Eu me interessei bastante por esse livro, parece legal. Adorei a capa.
    Ótima resenha.

    Beijos... Samantha
    sopramenores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária