Resenha de "Orgulho e Preconceito"

Tenho 99% de certeza que você já ouviu falar ou leu em algum lugar sobre "Orgulho e Preconceito" e, em especial, sobre o famoso e lindo Mr. Darcy. Este é um daqueles livros que todos deveriam ler, sem exceções. Um clássico e um de meus favoritos.
"A estupefação de Elizabeth não conheceu limites."
Sempre que você conhece alguém, esse alguém te causa uma primeira impressão, certo? Seja boa ou ruim, e superficial. E foi isso que aconteceu com Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy. Com uma boa dose de orgulho por parte de Lizzy e preconceito por parte de Mr. Darcy - ou seria ao contrário (?). 

O gentil Charles Bingley e seu inseparável amigo, o taciturno Mr. Darcy, passam uma temporada em Hertforshire - interior da Inglaterra - e se tornam o centro das atenções. No decorrer de sua estadia, eles entram em contato com a família Bennet, criando um forte vínculo com Jane e Lizzy - irmãs e melhores amigas.

De posições sociais bem distintas, o entrosamento entre os dois amigos e a sociedade local não é tão fácil. Vindo à tona o grande preconceito, menosprezo e orgulho de ambas as partes, principalmente dos amigos ricos - Bingley e Darcy -, o que causa vários desentendimentos e um choque de valores, fazendo com que eles revejam seus velhos conceitos.

Jane Austen escreveu uma história intensa, bonita, romântica e repleta de críticas sociais. Representando de maneira peculiar, sagaz e cômica a burguesia inglesa do século XIX. Com personagens e diálogos únicos, todos muito bem estruturados e que se encaixam perfeitamente. Além de momentos românticos de arrancar suspiros eternos - causando até certa dependência de alguns personagens (quero um Mr. Darcy para mim!) É difícil não se apaixonar por seus romances. Muito difícil.

Voltando aos personagens... Lizzy é uma heroína e tanto! Determinada, inteligente, sincera e, é claro, teimosa. Mr. Darcy é um verdadeiro gentleman, culto, elegante, sério, tímido e esnobe. Acho incrível como a autora muda gradualmente algumas atitudes dos personagens principais, tudo no tempo certo, causando surpresa e uma tensão agradável. Tornando a trama ainda mais instigante e prazerosa.

A leitura flui naturalmente, e não requer muito tempo - apenas um piscar de olhos -, apesar de ser um livro denso (no bom sentido!). Sou suspeita para falar a respeito, pois sou fã de carteirinha de Jane Austen, mas garanto que o livro é, de fato, maravilhoso!

A capa desta edição é muito linda, e a revisão foi bem feita. De qualquer forma, conheça as demais edições (tenho no total 9, mas tem outras):

  • Escrito por Jane Austen - querida!
  • Editora Best Seller.
  • Tradução: Enrico Corvisieri.
  • 303 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo. Entre também no team Mr. Darcy! =)

24 comentários:

  1. Eu quero muito ler. Eu sei um pouco desta história por causa do filme. Eu comprei a edição da L&PM. To com ela desde agosto do ano passado e ainda não li. E agora me atolei de leituras que vou demorar um pouco para ler. Mas quero ler esse e outros livros da Jane Austen. Qualquer coisa eu coloco ele para furar a fila que eu tentei organizar. Minha lista nem é tão organizada assim. Eu tento estudar, mas os livros que eu quero muito ler entram antes dos livros para estudo...rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou morrendo de inveja de você e suas 9 edições. kkkkkkkkkk
    Eu amo Jane austen e acho Orgulho e Preconceito maravilhoso.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Rafa, sua doida!
    Nove edições do mesmo livro?
    Isso é que é ser fã o.O
    Amei o filme, mas não li o livro ainda, e adoro o Mr.Darcy (o do filme, pelo menos).
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  4. OMG, você é tarada por Orgulho e Preconceito!!
    hsausha

    Eu já vi parte do filme, mas nunca li o livro. Na verdade, odeio admitir, mas nunca li Jane Austen.
    Tenho muita curiosidade desse livro justamente pelo tanto que povo fala dele.

    Quem sabe eu arrume uma edição dessas daí pra conferir ;D

    Beijitos

    ResponderExcluir
  5. Enrolo tanto para pegar este livro na biblioteca que dá até vergonha.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Esse é o meu livro favorito entre todos que já li. É daquele que sempre que posso volto e leio as partes que mais gosto. A Jane é sem palavras...

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, você tem várias edições!! Essa da Martin Claret é muito, muito, muito bonita!
    Amei a sua resenha! Eu li e resenhei o livro há alguns meses e gosto de ler outras resenhas para enxergar o que eu não percebi. Adorei a parte que você fala da mudança gradual dos personagens principais, da tensão, da surpresa!
    Quero muito reler esse livro num futuro mais distante!
    beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Tentando entender pra que diabos você tem tantas versões do mesmo livro... HAHAHAHAHHAHAHAAH
    Dá pra ver que você gosta mesmo de Orgulho e preconceito :p
    Eu ainda não li, mas morro de vontade, só ouço falar bem! Acho que minha próxima compra, que vai demorar alguns meses ainda, será desse livro :}

    ResponderExcluir
  9. Suas resenhas são ótimas, parabéns. Só senti falta de mais quotes pra ver mais um pouco a escrita da autora.
    Sobre a história, adorei o filme, por todos esses aspectos que você disse: intenso, bonito, romântico e repleto de críticas sociais. Mas claro que nos livros é outra coisa. Amo clássicos, mas não tive oportunidade de ler muitos, a não ser da literatura brasileira por causa do colégio.
    Espero conhecer o trabalho de Jane em breve e também quero um Mr. Darcy pra mim!
    Beijos.
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Um dos primeiros livros que li de Jane Austen e me apaixonei, gostei tanto desse livro que li duas vezes e também não me canso de assistir ao filme.Como eu gostaria de um Mr.Darcy em minha vida. rsrs

    Um xero, Ana.

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixonada pelo filme e quero muito ler o livro

    ResponderExcluir
  12. Tentei ler o livro só que desisti logo no comecinho, pois era fim de ano letivo e estava sem tempo pra nada. Tenho vontade de voltar a ler o livro ele era tao lindinho, só que nao era esta edição que voce resenhou a capa era diferente. E oi? Voce tem 9?!!!

    ResponderExcluir
  13. Li esse livro há muito tempo, li tb uma paródia dela. Vi o filme, adorei. E sempre q leio MR. DARCY, não adianta, imagino sempre um Collin Firth no papel. rs

    ResponderExcluir
  14. Apesar de Jane Austen ser tão conhecida e sempre ouvir comentários positivos em relação as suas obras, ainda não li nenhuma de suas histórias. Vira e mexe vejo meninas desejando um Mr. Darcy pra elas, e não entendo o porquê?!?! Rsrsrs
    Espero ter a oportunidade de ler esse "Orgulho e Preconceito", pois além de clássico, tem uma crítica social bem interessante.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. NOOOOSSA quantas edições que vc tem!! Deve gostar mesmo do livro.

    O&P é um dos meus romances favoritos da Jane, adoro seu humor acido e Mr. Darcy é o mocinho que muitas queremos ter como marido. Sabia que neste ano o clássico completa 200 anos?? é no dia 28 deste mês. eu reli o livro por causa disto... foi um prazer.

    adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  16. Quero muuito ler esse livro, mas estou meio com o pé atras com os livros mais clássicos desde "O morro dos ventos uivantes".

    Você gosta bastante desse livro né?! Quantas edições!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi falarem demais nesse livro, Miriam Cristina foi a que mais falou, e sempre me falam bem! Mas nunca tive o interesse de ler!Mas agora estou mais curioso!

    ResponderExcluir
  18. Oi Rafa!
    Eu simplesmente não sei o motivo das pessoas não lerem Jane Austen (principalmente Orgulho e Preconceito) são histórias tão lindas. Simplesmente amo a Lizzy e a Jane. Que inveja das suas edições eu só tenho duas :(
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Rafa! Orgulho e preconceito se tornou meu pesadelo! Tudo bem, tudo bem... Sei que a história é muito bem estruturada e muito bem feita, mas eu nunca tinha lido um livro deste porte... Quando abri Orgulho e Preconceito, com aquela linguagem tão ''ultrapassada'' eu entrei em pane!
    FOI UM CHOQUE MUITO GRANDE!
    Mas estou me preparando para ''tentar'' ler de novo.
    OBS: Tentar não, a professora Miriam falou que 'tenho' que ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente Orgulho e Preconceito tem que ter linguagem de época, porque é um livro de época. Mas isso não muda em nada a história, ao contrário deixa ela mais intrigante, faz vc se apaixonar pelo jeito que a Jane Austen escreve. Mas se você não conseguir ler mesmo assim, tente ler uma edição com a linguagem mais atual...

      Excluir
  20. Você tem nove edições? E eu querendo só uma...
    Ainda não li Orgulho e Preconceito, mas eu sou apaixonada pela história, vou ler em breve ^^

    http://palavrasviajandoem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não vi o filme nem li o livro, pela resenha parece ser uma historia maravilhosa e eu adoro história românticas vou adorar ler.

    ResponderExcluir
  22. Eu li esse livro há muito tempo atrás e na época achei ele um pouco confuso, mas depois de alguns anos eu o reli e aí sim, tudo ficou ótimo. O filme eu vi e achei muito bom.

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária