Resenha de "Apaixonada por Palavras"

Este foi o meu primeiro Paula Pimenta e já bastou para eu me apaixonar! Quem conhece as obras da autora sabe a que me refiro. Suas palavras emocionam, divertem, te fazem rir e chorar. São mágicas.
"Garotos que escrevem bem têm um charme diferente. Suas palavras me acariciam de tal forma que se tornam vitais para minha sobrevivência. Se eles têm tanto cuidado com a escrita, imagine o carinho que teriam comigo... Ah, os homens que sabem escrever! Alguns conseguem ser tão sinestésicos, que chego a perceber a voz deles por entre as linhas."
São 55 crônicas ao todo, com temas variados (amor, família, amizade, viagem, trabalho, lembranças, escola...), porém focados no cotidiano. A autora utilizou fatos reais, sua própria experiência, muito bom humor, seriedade nos devidos momentos, uma linguagem peculiar e agradável, fazendo com que os leitores se identifiquem a cada parágrafo com as situações expostas. 
"Melhor mesmo é parar de fazer suposições sobre o que poderia ter sido e aproveitar ao máximo o que realmente é."
Francamente, é difícil dizer o que mais me cativou. As crônicas em si ou a escrita suave e convidativa ou o fato de eu ter me identificado com a Paula em inúmeros momentos - algumas crônicas se encaixaram como uma luva, me diverti bastante. A quote de Martha Medeiros, que precede a Introdução, também foi algo que me chamou a atenção, já que para nós - que amamos livros e tudo relacionado à eles - as palavras são de extrema importância.

É uma leitura bem fluída, apesar de que vocês podem optar por ler uma crônica por dia, eu tentei fazer isso, mas falhei descaradamente... Afinal, não consegui soltar o livro enquanto não terminei de lê-lo. 

A diagramação ficou impecável - no decorrer das crônicas há frases em destaque na cor rosa e corações no final de cada texto. A propósito, cada crônica tem anexada a data em que a mesma foi escrita (de dez/2000 a jun/2009). A capa, além de ter um trecho, da crônica que intitulou o livro, em marca d'água, também é envernizada em alguns pontos - no título,  nome da autora e algumas letras. 
  • Escrito por Paula Pimenta.
  • Editora Gutenberg.
  • 157 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo! =)

13 comentários:

  1. Amo a Paula Pimenta,amei a resenha, tb acho que o livro é muito bom.Seguindo,bjs.
    http://minha-vida-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a escrita da Paula. Apaixonada por palavras é, provavelmente, o livro dela que eu mais gosto. Adoro crônicas e as dela são ótimas.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Só eu que não conhecia? Oo' Tô super interessada agora!- Minha lista de coisas para ler em 2013 só está aumentando! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa! Eu tenho muita vontade de conhecer o trabalho desta escritora, todos falam muito bem dela, inclusive você.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Adoro a Paula!
    Os livros da série FMF são incríveis, e estou louco para começar este!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  6. Estou muito interessada neste livro, espero ler em breve. Aproveito para te desejar um Feliz Natal, cheio de paz, amor e saúde.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Rafaela, ainda não tive a oportunidade de ler um livro da Paula Pimenta. Se pudesse escolher um para ler agora, no entanto, este certamente seria "Apaixonada por Palavras". Adoro crônicas e só pelos trechos que você selecionou já deu para notar que a leitura vinga =)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa! Ainda não li nenhum livro da Paula, mas leio tantas resenhas positivas sobre seus livros que ainda não acredito que não li nenhum, hahaha
    Não sabia que "Apaixonada por palavras" era um conjunto de crônicas. Fiquei ainda mais interessadas por ser assim! Já está aqui na lista de desejados e espero comprar logo, hahaha
    Ameeeeei a resenha! :}

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Bem, ainda não li nada da Paula, mas todos dizem tão bem dela! Comprei o primeiro livo da da série Fazendo o Meu Filme e estou morrendo de vontade para chegar logo.
    Acredio que eu vá gostar muito de como ela escreve!
    Adorei a resenha e não sabia que era um conjunto de crônicas não, deve ser realmente muito bom.

    Estou seguindo aqui.

    Beijos,
    Gabriela - leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Minha amiga leu esse livro e falou que adorou também. Ela sempre fala que a Paula Pimenta é muito fofa, mas eu nunca cheguei a ler um livro dela. Muito lindo seu blog.

    Feliz Natal!
    http://bagaco-de-laranja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca li nada da Paula, embora tenha muita vontade de ler a serie Fazendo meu filme. A capa desse livro é linda e mesmo não gostando de cronicas, estou bastante curiosa e com vontade de ler.

    Bjs, @dnisin
    http://www.diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada da Paula Pimenta, mas tenho muita vontade de ler. A sua resenha me cativou. Quero ler esse livro primeiro, porque o título me chamou a atenção...:)A capa também é linda...
    Haha...sempre quando leio resenhas aqui no seu blog fico esperando demais dos livros... Mas não me decepcionei até agora...

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa, ainda não li esse livro, mas sei que quando ler vou adorar. Paula Pimenta é simplesmente Incrível...

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária