Resenha de "Anna e o Beijo Francês"

O livro mais fofo que eu já li e um de meus favoritos. Stephanie Perkins, de maneira bem peculiar e delicada, escreveu uma história deliciosamente diferente, divertida e romântica na medida certa, cativando desde a primeira página.
"Se fossem férias, tenho certeza de que estaria encantada. Eu compraria um chaveiro da Torre Eiffel, tiraria fotos dos paralelepípedos e pediria um prato de escargôs. Mas não estou de férias. Estou aqui para viver, e me sinto pequena."
Anna Oliphant é americana, tem 17 anos e quer ser a maior crítica de filme do sexo feminino. Sua vida em Atlanta era perfeita, afinal, ela tinha um bom emprego, uma melhor amiga e um quase namorado. Mas seu pai, o famoso escritor Nicholas Sparks... Ops! James Ashley, decide enviá-la para o colégio interno School of America em Paris, e Anna, num piscar de olhos, se vê sozinha - sem sua mãe e seu lindo irmão caçula. 

Ao chegar em Paris, ela conhece e entra para o grupo dos veteranos: Meredith, Rashimi, Josh e o americano com sotaque britânico e charme francês incrivelmente lindo, educado e inteligente de arrancar suspiros, mas que tem namorada Étienne St. Clair. É com eles que Anna aprende a andar por Paris e se tornar independente, falar corretamente tudo que está no cardápio da escola e, especialmente, se sentir à vontade mais uma vez. 

Entretanto, o que fazer quando aquilo que ela mais acreditava era na realidade uma ilusão, uma grande decepção? Ou quando a atração entre ela e St. Clair fica mais forte e intensa a cada dia que passa? É Paris, a cidade mais romântica do mundo... Como não se apaixonar?
            "Sei que ele está rindo, e meu coração acelera." 
Narrado em primeira pessoa por Anna Oliphant, com muito humor, sentimento e carisma - ela é uma daquelas personagens que cativam facilmente e te fazem querer desesperadamente estar em seu lugar. A sinopse pode até sugerir mesmice, mas acredite, eu (que sou super chata e exigente com a maioria dos livros que leio) amei cada página, parágrafo e vírgula desta história. Como diria a Larissa Siriani em um de seus vídeos loucura: "eu gostaria de ter escrito este livro!". 

Perkins trouxe leveza, harmonia e romantismo à história - algo que eu nunca encontrei em livros românticos juvenis, engraçado como até os momentos chatos e de grande tensão se tornam agradáveis, pois é quando você consegue perceber as mudanças sutis e positivas das personagens, como elas conseguem se reerguer. 

As personagens são reais e encantadoras, no decorrer da narrativa podemos ver com clareza suas qualidades e defeitos; seus anseios, decepções e sonhos. Anna é espirituosa, tem garra e ao mesmo tempo, é uma garota comum; seus amigos de Paris têm personalidades bem diferentes, mas todos são incríveis e necessários. Étienne St. Clair é aquele que tirou meu sono durante meses - depois do Sr. Darcy, ele é o melhor! Ele é leal, inteligente, lindo de viver, maduro, tem sotaque britânico, educado, romântico e tem um lado meio rebelde. Quanto aos personagens não tão legais - ou melhor, péssimos -, podemos encontrar alguns, porém, apesar de atrapalharem bastante em certo ponto, eles não estragam a história.

A capa é linda e tem o título em alto relevo, a diagramação ficou igualmente ótima e não me lembro de ter encontrado erros de revisão. Só elogios para a editora. 

Eu poderia continuar escrevendo durante horas sobre "Anna e o Beijo Francês", mas isso acabaria com o charme da história. Portanto, para encerrar, deixo aqui uma de minhas quotes favoritas:
"É possível que lar seja uma pessoa e não um lugar? [...] Eu reflito sobre isso à medida que nossas vozes vão se cansando e nós paramos de conversar. Nós só ficamos na companhia um do outro. Minha respiração. Sua respiração. Minha respiração. Sua respiração. Eu não poderei nunca dizer a ele, mas é verdade. Isto é estar em casa. Nós dois."
  • Escrito por Stephanie Perkins.
  • Editora Novo Conceito.
  • Tradução: Fabiana Paganini de Andrade.
  • 288 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo! 

18 comentários:

  1. Estou doidinha por esse livro, ganhei 'Lola e o Garoto da Casa ao Lado' e dizem que tem personagens desse, queria muito ler esse antes de ler Lola. Achei a capa uma graça, linda mesmo, e olhe que eu não gosto de capas com "pessoas de verdade", prefiro desenhos ou coisa do tipo. Mas só por ter a Torre Eiffel já me conquistou. Quero ir em Paris algum dia :)
    Gostei muito da resenha, só me fez ficar com mais vontade de ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu li Lola e o garoto da casa ao lado e não goostei muito, quase apanho por isso, mas esse aí tenho vontade de ler e tirar minhas próprias conclusões, vamos ver se consigo comprá-lo antes do final do ano. hahahaá

    Adorei sua resenha.
    Xoxo

    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Rafa
    este livro é mesmo muito fofo e doce. Eu amei, apesar da história ser tão simples. Leia Lola (...) que você vai gostar,só pelo fato da Anna e o Etienne terem uma aparição na história rs
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é TUDO DE BOM *-*
    Um dos meus preferidos.
    Adorei a leitura.
    Ótima resenha ;D

    Beijos
    http://caroleblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi rafa!
    Eu tenho esse livro, mas ainda não li. Quero ler ele primeiro para depois ler Lola. Todo mundo fala que ele é super fofo, então estou mega curiosa. Sem contar que AMO essa capa!
    Adorei a resenha!
    beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa! Doce demais! Foi isso que senti em cada palavra de sua resenha e mesmo sendo adolescente, notei certa maturidade no enredo. Quero!!!

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Á meses quero ler esse livro......... Será o próximo da minha lista depois de Dezesseis luas!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafaela,
    Será que apenas eu nunca li esse livro? Estou me sentindo mal por isso, só leio resenhas positivas e ainda não o comprei, mas depois dessa resenha se tornou leitura obrigatória, é impressão minha ou todas as pessoas que leem o livro se apaixonam pelo St. Clair? Adorei a resenha, eu sempre imaginei o livro como você descreveu, e eu já tinha me esquecido o quanto eu queria conhecer a história, então obrigado por me lembrar disso. A resenha ficou muito fofa, o blog é lindo e você está de parabéns, amei seu cantinho, não o conhecia, mas agora vou visitar sempre!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Só li coisas boas a respeito desse livro, estou doidinha pra lê-lo, espero poder fazer isso em breve.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Impossível não amar, né?
    Perkins é uma mestra em nos fazer ficar envolvidos e apaixonados pela narrativa!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  11. Owiiin..
    Eu simplesmente AMEI a resenha.
    Já tinha visto algum comentário sobre este livro mas acabei esquecendo. Hoje, comprei "O céu está em todo lugar" e dentro dele veio um folheto do primeiro capítulo de "Anna e o beijo francês" e simplesmente adorei ^^
    Com certeza, minha próxima compra, rs!

    Beijos e Feliz Páscoa =^.^=
    Luizando

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa!
    Que fofíssima sua resenha *-*
    Quero conhecer esse Étienne St. Clair que está em seu coração ao lado do Sr. Darcy!
    Beijos e Feliz Páscoa =D
    Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ah, eu também amei "Anna e o Beijo Francês". *-*
    Fiquei com cara de bobo lendo sua resenha e relembrando do livro.
    Leia depois "Lola e o Garoto da Casa ao Lado". Você vai amar também e Etienne e Anna aparecem na história também.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Esse foi um dos livros mais fofos que li ano passado. Gostei dos personagens, da narrativa da autora e do lugar em que a estória se passo. Também recomendo para todo mundo.

    Doida para ler Lola e o garoto da casa ao lado e espero que a NC lance o terceiro da trilogia.

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com/

    ResponderExcluir
  15. Vocês estão quaaase me convencendo a finalmente pegar o livro na estante e ler. Quase. Apesar de todo mundo ser todo elogios sobre esse livro, ainda não me sinto muito confiante. Como você disse, parece muito com a mesmice.

    Mas já fiz promessa, esse ano eu pego e leio. E quem sabe mordo a língua também? ;)

    Beijitos

    ResponderExcluir
  16. Amei o livro, a escrita de Perkins é muito perfeita...
    Li e reli várias vezes.
    O próximo da minha estante é Lola e o Garoto da Casa ao Lado...
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é um amor! A escrita é tão leve e divertida, não tem como não gostar da Anna... E do Étienne *suspiro*

    ResponderExcluir
  18. Esse livro está na minha lista de leitura faz tempo, parece excelente e essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária