Resenha de "Cavalheiros & Jogadores"

Cavalheiros & Jogadores foi uma surpresa. Uma surpresa maravilhosamente boa e inimaginável. Não só por ter me deixado embasbacada após alguns segredos serem revelados, mas também, por sua complexidade e inteligência. O título e a capa podem não sugerir, porém, durante a leitura, você terá a leve impressão de estar no seriado Criminal Minds: com muita tensão, horror, entusiasmo e, no fim, boquiaberto.
"O que importava acima de tudo... o que ainda importa acima de tudo... é proteger a escola. [...] que Deus nos livre de que qualquer coisa aconteça para manchar a St. Oswald's. Ignore, enterre e faça com que vá embora. Esse é o lema da escola. Não é?"
A St. Oswald's é uma antiga, tradicional e respeitada escola para meninos, localizada no norte da Inglaterra. Suas paredes e funcionários escondem segredos e histórias tão sórdidas que poderiam destruí-la com facilidade, porém, apesar disto, a escola continuou firme e forte - sempre fazendo o possível para esquecer os acontecimentos desagradáveis.

Roy Straitley é professor de Latim, tem 64 anos e já está há tanto tempo na escola (estudou lá quando garoto e leciona há 33 anos) que se tornou praticamente parte da mobília. Muito respeitado e querido pelos alunos, um pouco invejado pelo departamento de línguas modernas, ele pode ser descrito como firme, mas justo e com uma memória de elefante. Entretanto, parece que Roy começou o ano letivo com o pé esquerdo, pois além de ser obrigado a dividir sua amada sala 59 com outros professores, inclusive com o sr. Uvazeda de alemão, ele está a cada dia mais próximo de sua aposentadoria.

A escola, os funcionários, enfim, tudo relacionado à St. Oswald's parece inabalável, mas esta aparente calma está prestes a chegar ao fim. Um Informante perverso apareceu, trazendo à tona assuntos até então esquecidos e levando tudo e todos ao ápice do desespero. Pura maldade e ressentimento. O plano terrível e mórbido foi traçado com extremo cuidado durante anos e para atingir seus objetivos, o Informante fará de tudo - atacando cada membro e parte da escola.
"Você dá, dá e dá, mas St. Oswald's está sempre faminta, devorando tudo - amor, vidas, lealdade -, sem jamais saciar o interminável apetite."
A história é narrada alternadamente em primeira pessoa pelo Informante e por Roy Straitley, contando com vários flashbacks. Com sua escrita envolvente e fluída, a autora consegue prender a atenção do leitor do início ao fim, especialmente pela narrativa manipuladora que te faz acreditar inteiramente em algo incerto ou falso - e a graça está aí: eu desconfiei, mas a minha desconfiança não fez sequer cócegas na verdade! Confesso que acho uma maravilha quando meus palpites estão corretos, mas desta vez, gostei muito de ser surpreendida, e foi melhor assim, nada foi tão óbvio quanto eu esperava.

Conforme a história vai avançando, a trama torna-se mais sombria e os assuntos ficam mais fortes - de pedofilia e morte até rebeldia adolescente beirando à violência. O Informante é frio, calculista e esperto, um psicopata, e através de sua narrativa descobrimos como foi sua infância/adolescência e quais são os próximos passos do seu plano infalível ou suas motivações. Enfim, o vilão é uma caixinha de surpresas prestes a explodir. O me miserum!

Minha personagem favorita foi o Roy! Engraçado, excêntrico e inteligente, ele me conquistou desde o começo e me diverti bastante nos momentos em que ele aparece com os meninos da 3S, que são seus favoritos. A história tem várias personagens e, felizmente, todas foram muito bem exploradas e construídas, desde física até psicologicamente. Retratando defeitos e qualidades comuns, assim como suas atitudes, e tudo isto contribuiu para torná-las ainda mais críveis. A própria St. Oswald's também é uma personagem e podemos conhecer a sua rotina nos mínimos detalhes. É uma alegoria e apesar de ser inanimada, a escola consome quem a frequenta e é a causa/o princípio do ressentimento e da discórdia. 

A trama foi bem amarrada e os segredos são revelados gradualmente, tudo de forma calma e intensa. Como citei anteriormente, tudo é bem mais sombrio e complexo do que parece, mas há momentos cômicos também - atribuo isto ao Roy e seus alunos. Não espere por uma história bonitinha, pois ela é densa e impactante, cheia de metáforas e mostra a insanidade alheia, o que uma mente perturbada e doente pode fazer - e ainda achar que é aceitável. Quanto ao final, ficou muito bom e me agradou, mas eu não gostei de um detalhe importante, apesar de achá-lo necessário. 

Outros dois pontos interessantes foram as expressões em Latim no decorrer da história e o modo como a autora retratou o homossexualismo. Enfim, se você gosta de um bom suspense ou thriller, este livro é uma excelente opção! Vale muito a pena. A diagramação ficou incrível, os capítulos foram basicamente baseados no jogo de xadrez e condizem com cada parte da história. A capa é como se fosse um armário escolar e a revisão foi muito bem feita. Quer ganhar um exemplar de Cavalheiros & Jogadores? Clique aqui e participe da promoção.
  • Escrito por Joanne Harris.
  • Editora Rocco.
  • Tradução: Alyda Sauer.
  • 447 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo! =)
*Exemplar para resenha.

19 comentários:

  1. Pelo que li na resenha,sem dúvida é um livro que prende a atenção do leitor até o fim, amo suspense, uma dose de adrenalina que nos faz ser parte da história... é o máximo!!
    Obg.. *-*

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro mas certamente é o meu tipo de leitura. Adoro histórias de suspense e mistério e você ainda mencionou uma das minhas séries favoritas. Parece ser maravilhoso, vou colocar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou fã deste seriado, um dos meus preferidos, e só o fato de você citá-lo como citou já me ganhou a curiosidade pelo livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Adorei, o livro tem muita ação, personagens fortes, assassinato e investigação. Sempre gostei muito de livros e filmes desse estilo, e vou amar ler esse também. Ótima resenha, me deixou bastante curiosa a respeito do livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa,
    Tenho que ler esse livro, a história me parece bem interessante, adoro histórias desse tipo, ainda mais com terror...
    Quero ganhar a promoção vai me servir de presente de aniversário...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Gostei do estilo desse livro!
    Não conhecia e adorei!
    Vou participar da promo!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafa.
    Mais uma vez fiquei tonto com o modo como escreve a resenha. Me fez querer ler o livro ardentemente!
    A resenha ficou espetacular.
    Andei pesquisando algumas outras resenhas... Todas as que li falam muito bem do livro, assim como você.
    O livro já tem um espacinho na minha lista...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa :)
    Eu havia visto a promoção no seu blog, mas fiquei meio na dúvida se participava ou não pq não conhecia o livro e precisava de uma opinião sobre ele.
    Sua resenha me ganhou. Achei ótima, super bem escrita e tirou todas as minhas dúvidas em relação ao livro (que parece ser ótimo). Com certeza quero ler e vou participar da promo \o/
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    eu não conhecia o livro e confesso que a capa não me chamou atenção, mas gostei da sua resenha, o livro parece ser bom e adoro personagens engraçados :)

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Rafa.
    Não conhecia o livro... depois da sua resenha fiquei com certa vontade de ler, parece ser muito bom!
    Já estou seguindo o seu blog, voltarei sempre! É lindo :)

    Se puder visitar o meu blog também ficarei muito feliz!
    Beijos, Ariane!
    www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Rafa! Está aí um livro que não daria nada por ele, mas depois da sua resenha, fiquei muito curiosa para saber mais sobre este vilão e sobre esta trama tão intricada. Sou muito curiosa e adoro tentar desvendar mistérios, agora eu quero ler.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha tinha reparado nesse livro, pois não sabia do que se tratava e o título e a capa não me chamaram tanto a atenção, mas ao ler essa resenha, me interessei imediatamente. A história é muito boa e como fã de livros de mistério e suspense, não posso deixar de ler, o livro é exatamente do jeito que eu gosto. Ótima resenha! ;D

    ResponderExcluir
  13. Olá, Rafa!
    Que saudade do seu cantinho, que é lindo por sinal.
    Fico feliz de encontrar livros desconhecidos pela galera e que são incrivelmente bons, e você uma vez ou outra aparece com um por aqui. Adorei a indicação.

    Lú Miranda
    Clicando Livros

    ResponderExcluir
  14. Parece excelente! Envolve muitos elementos que gosto: violência, mistérios. E ainda vários assuntos tabus. Só acho que a resenha podia ter evitado alguns possíveis spoilers. E o livro ter mais de 400 págs fará eu demorar quase 1 mês para terminá-lo mesmo a escrita não sendo complexa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouch, você achou? =/ Além do básico, eu contei apenas o que está na orelha do livro. Pode até parecer que contém alguns spoilers, mas a história é tão surpreendente e manipuladora que as informações que realmente interessam estão bem escondidas. :)
      Beijocas.

      Excluir
  15. Nossa que legal, pela capa não daria tanta confiança a ele, mas a história é bem legal mesmo!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  16. Nuss, adorei a premissa. Confesso que pela capa eu não dava muita coisa mesmo não, mas adoro thrillers e esse parece muito bom mesmo.

    Ótima resenha!

    Beijitos

    ResponderExcluir
  17. Oi Rafa!
    Não conhecia o livro e quando vi a capa nunca que associei a um armário escolar rsrsrs... Mas a resenha está ótima, totalmente esclarecedora e convincente, esse não é meu estilo habitual de leitura mas confesso que fiquei curiosa com o "Informante"!
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto de histórias assim. Lia muitos mangás sobre escolas internas cheia de mistérios, e sempre adoráaava. Me bateu uma nostalgia essa resenha rs, sei que será um livro que ficarei tentando desvendar até o final hahaha , adorei ! E a capa me fascinou *_*

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária