Resenha de "O Chamado do Cuco"

A saudade do meu bom e velho romance policial era gigantesca, mas, para minha satisfação, eis que surge O Chamado do Cuco para preencher este vazio no meu coração como uma luva.

Quando a problemática e bela Lula Landry caiu de seu apartamento na Mayfair, todos pensaram que se tratava de mais um caso de suicídio. Porém, 3 meses depois, John Bristow ainda tem sérias dúvidas sobre a morte de sua irmã e decide contratar um antigo conhecido para reaver o caso e descobrir o que aconteceu de fato.

O antigo conhecido é Cormoran Strike. Um detetive particular de 35 anos, filho de um astro de rock e uma super groupie já falecida, veterano de guerra que perdeu metade da perna direita, com uma ex-namorada egocêntrica, endividado e que mora em seu próprio escritório. Sua vida é uma completa confusão e a chegada de Bristow salvará seu estado atual financeiro.

Juntamente com Robin Ellacott, sua astuta e cativante secretária temporária, Strike irá investigar e mergulhar na complexa e misteriosa vida da jovem modelo. Quanto mais ele se aprofunda na investigação, coletando informações e depoimentos, mais se envolverá em uma trama sombria, perigosa e ardilosa.
"Eram quase oito horas quando ele voltou ao escritório. Esta era a hora em que ele achava Londres mais linda; o dia de trabalho acabara, as janelas do pub estavam quentes e pareciam joias, suas ruas zuniam de vida, e a permanência infatigável de seus prédios envelhecidos, suavizada pelas luzes de rua, tornava-se estranhamente tranquilizadora. Vimos muitos iguais a você, pareciam murmurar de forma apaziguadora, enquanto ele mancava pela Oxford Street carregando uma cama de campanha encaixotada. Sete milhões e meio de corações batiam em intimidade nesta velha cidade ofegante, e muitos, afinal, doíam bem mais do que o dele. Andando cansado pelas lojas que fechavam, enquanto os céus ficavam índigo, Strike encontrou consolo na vastidão e no anonimato."
Com um leve gostinho dos romances de Sir Arthur Conan Doyle, especialmente no momento de desvendar o caso, Galbraith / Rowling encadeia uma série de eventos de tirar o fôlego em uma trama inteligente, envolvente e bem arramada. Apesar de ter quase 500 páginas, a leitura flui muito rapidamente e, no fim, me deixou com uma vontade enorme de ler outras aventuras de Strike.

Narrada em terceira pessoa, a história dá margem à muitas suspeitas de quem será o assassino e eu só descobri mesmo o culpado perto do final, pois as informações cruciais são reveladas aos poucos e o único que sabe da verdade é o próprio detetive. Tendo Londres como pano de fundo, o autor descreve os lugares de forma panorâmica e detalhada, nos dando a sensação de estarmos de fato lá. O universo apresentado é inteiramente adulto e com muitos palavrões, mostrando algumas frustrações, ambições e as máscaras da sociedade, além do mundo da fama e da moda em contraste com a pobreza.

Cormoran pode ser considerado um anti-herói, devido a sua personalidade forte e peculiar, mas o fato é que ele me cativou desde o princípio e tornou-se um de meus personagens preferidos, além de ser encantador e super engraçado. A Robin é um amor, muito criativa e inteligente, formando uma dupla em perfeita sincronia com Strike. Outro personagem queridíssimo é o Guy Somé, famoso estilista e melhor amigo de Lula Landry, que com o seu jeito despojado e excêntrico me encantou. Vale ressaltar que todos os personagens foram bem desenvolvidos e descritos física e emocionalmente, tornando tudo mais crível. 

A história foi dividida em 7 partes (incluindo o prólogo e o epílogo), o que contribuiu para o melhor entendimento dos acontecimentos e deu mais dinâmica para a narrativa. Achei a capa absurdamente linda e fiquei muito contente pela editora ter preferido a da edição britânica; aliás, a revisão foi muito bem feita, não me lembro de ter encontrado erros. 

Li com as devidas expectativas, pois gosto bastante de romances policiais, mas sem me ater muito ao fato de que foi a Rowling que o escreveu - apesar de amar Harry Potter. Menciono isso porque Morte Súbita não me animou tanto assim, infelizmente.
  • Escrito por Robert Galbraith - pseudônimo de J.K. Rowling.
  • Editora Rocco.
  • Tradução: Ryta Vinagre.
  • 447 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo, meus caros. 
*Exemplar para resenha.

15 comentários:

  1. ganhei o primeiro capitulo desse livro, mas não gostei não. Bjs http://qualquerinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho que Morte Súbita não foi tão bom pelo fato de J.K. ter sofrido um pouco de pressão por ser uma autora tão famosa. Acho que ela queria escrever algo diferente demais e se perdeu um pouco, mas falo isso em relação à comentários que vejo sobre o livro, já que ainda não o li.
    Ainda bem que você gostou de O Chamado do Cuco, e você acabou de me tirar uma dúvida enorme, qual seria a minha próxima leitura, e eu acho que vai ser desse livro. Comprei semana passada e não queria passá-lo na frente dos outros, mas eu acho que não vai ter jeito, hehe.

    Beijinhos!
    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso o que penso, Tarsila. Ainda não consegui terminar de ler, pois a leitura estava muito arrastada, então achei melhor deixá-lo de lado um pouco, mas tive esse sentimento de confusão - de que ela tentou inovar e se atrapalhou um pouquinho.
      Oba! Leia, sim. Depois quero saber o que você achou. :)

      Beijocas.

      Excluir
  3. Olá!
    Devo confessar que eu adoro romances policiais. E quando li a resenha desse livro me interessei logo de cara. E conhecer mais um pouquinho dele, com ponto de vista, se tornou mais interessante para mim.
    Eu tenho certa dificuldade em fazer resenhas de romances policiais, mas eu vi que você dominou!!! Arrasou kkkk
    Já fiquei mais curiosa pelo livro! Ainda bem que tenho ele lá em casa me esperando kkkk

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/ Mais uma leitora que ama romances policiais! rs.
      Acho que você irá gostar, Jéssica. Foi um dos melhores livros que já li desse gênero. Boa leitura!
      Obrigada! *-*

      Excluir
  4. Estou muito ansioso para lê-lo.
    Ainda não sei, mas pretendo ganhá-lo de Natal. Kkkkk
    Veremos.
    Parabéns pela resenha. Assim qui ler, volto para deixar minha opinião. ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, Igor! Espero que goste tanto quanto eu. :)
      Volte, sim.

      =*

      Excluir
  5. Oi Rafa! Morte Súbita também não despertou meu interesse, mas este aqui eu comprei rapidinho, não pela autora, mas pelo gênero, eu adoro livros policiais e os comentários sobre esta trama foram bem positivos. Você sé me deixou mais ansiosa pela leitura.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa!
    Não sou especificamente fã de romances policiais, mas afinal de contas li poucos livros nesse estilo. Quero experimentar ler O Chamado do Cuco para conferir essa nova pegada da Rowling ;)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rafaela!
    A junção romance policial + Rowling me fez desejar muito esse livro! Quero conhecer como ela se sai escrevendo outro gênero. Agora não sei se começo por Morte Súbita, que já tenho ou por O Chamado do Cuco, que pretendo comprar em breve.

    Beijos,
    Bia Sampaio
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  8. oi

    curiosa por esse livro por dois motivos. por ser policial. amo historias policias e me recuperar da tristeza que foi morte subita.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rafa,
    Esse com certeza é um dos livros mais desejados por mim, romances policiais me prendem de um jeito único...
    Acho que sou um dos únicos potterheads que gostaram de Morte Súbita, a leitura até o meio do livro é sim bem lenta, mas o final é bem interessante...
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Hey, rafa!

    Muita gente também não animou em Morte Súbita, mas eu bom que esse livro foi diferente! Essa capa é mesmo linda, especialmente a versão capa dura. Espero conseguir ler logo! Apesar de não ser tão apaixonada por romances policiais, também gosto muito do gênero,

    Beijitos

    ResponderExcluir
  11. Fazendo minha lista de aniversário já!! hahaha Tô louca pra ler esse - e não vamos nem comentar o fato de que eu amo um suspense policial né?
    Com muita vontade de ler esse!

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária