Resenha de "O que eu quero pra mim"

A carioca Lycia Barros tem dez livros publicados e já ganhou o Codex de Ouro na categoria Melhor Romance (A Bandeja). O que eu quero pra mim é seu mais recente romance.

Anos de sofrimento e decepção, ao acompanhar sua mãe definhar com o câncer e a traição do marido, fizeram com que Alice Torquato se tornasse em uma mulher independente e muito ambiciosa. 

Além de prezar sua independência, ela sempre acreditou que a carreira vem antes de tudo e, com isso em mente, tornou-se sócia 
de Camilla, amiga de sua falecida mãe. Agora, ela organiza grandes leilões, mora em um aconchegante galpão na zona portuária do Rio de Janeiro e ainda tem o namorado dos sonhos.

Porém, a prosperidade financeira apenas encobriu seus traumas e problemas pessoais. Quando Casseano sugere que eles deveriam morar juntos, Alice entra em pânico e acaba rompendo o relacionamento. Para completar a crise, ela transforma um importante leilão em um terrível constrangimento e sua sócia a convence, após muitas discussões, a viajar para espairecer.

Como sua vida entrou em colapso em todos os aspectos possíveis, Alice segue o conselho de Camilla e compra uma passagem para Londres - um lugar que une o útil ao agradável, pois lhe dará paz interior e a oportunidade de rever sua amiga Luana. Ao chegar na terra da Rainha, ela percebe que não será fácil esquecer Casseano, pois o ama mais do que poderia ter imaginado.

No decorrer da viagem, Alice faz novos amigos, comete alguns erros, reforça sua amizade com Luana e inicia uma jornada para conhecer a si mesma. Ao retornar à sua cidade, ela continua sua trajetória de autodescobrimento e constata que o amor e a felicidade sempre estiveram por perto.
"[...] Nem todo mundo consegue seguir em frente com rapidez, ela percebeu. O mundo queria que eles superassem, os amigos também, mas era como se, dentro deles, houvesse sempre uma música melancólica que lhes lembrasse a tristeza que tocava bem lá no fundo. Às vezes, esse som ressoava baixinho, mas em outras, rugia de forma ensurdecedora."
Narrada em terceira pessoa, a história se aprofunda não só na vida de Alice como também nos problemas vividos por seus amigos e ex namorado: Luana, Eamon (ex marido da amiga) e Casseano. Desse modo, o cerne da narrativa é a percepção de que, para viver plenamente, basta encarar a si mesmo e as adversidades que surgirem. O prólogo foi o único trecho do livro narrado em primeira pessoa, pois se trata de um e-mail de Alice para Luana.

Lycia Barros criou personagens críveis e os desenvolveu muito bem, mas não consegui criar empatia por eles, sequer alguma conexão - exceto por Camilla, minha personagem favorita no livro. Consequentemente, foram necessários muitos capítulos para que eu me envolvesse com a trama. Por outro lado, a falta de afinidade foi compensada, de certa forma, com o retorno de Alice ao Rio, visto que uma reviravolta trouxe à tona elementos bem interessantes e capazes de produzir mudanças reais na vida da protagonista.

Como sou apaixonada por Londres, fiquei encantada com o cenário escolhido pela autora, porém, cabe mencionar que a descrição dos lugares ficou em segundo plano e não foi tão aprofundada, infelizmente. Apesar de supor o que poderia acontecer no final, fiquei grata por minha suposição estar correta: o desfecho foi coerente, bonito e, mais do que isso, justo com a nova Alice.

Este foi meu primeiro contato com algum romance da Lycia Barros e gostei da experiência (devido ao final), apesar de ter esperado mais. De forma clara, ela intercalou momentos de tristeza, aprendizagem, recomeço e diversão; assim como os conflitos internos e as resoluções de Alice, Casseano, Luana e Eamon. 

Com uma escrita fluida, O que eu quero pra mim traz uma história leve e reflexiva; além de personagens prontos para uma segunda chance. Mesmo que a falta de empatia pelos personagens (e pela história em si) tenha sido bem incômoda, o romance tem uma abordagem instigante e debate alguns temas que merecem atenção, como: a codependência, tentativa de estupro e o autoconhecimento.
  • Escrito por Lycia Barros.
  • Editora Arqueiro.
  • 208 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo. 
*Exemplar para resenha.

27 comentários:

  1. Rafa eu gostei muito da sua resenha, e gostei mais ainda do livro. Tive o prazer de conhecer a Lycia na bienal de SP ano passado, porém ainda não li nada dela. Se este que ainda não ganhou nenhum premio é tão bom, imagina A bandeja. Quero muito ler ambos. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafaela! Tudo bem? Adorei a resenha! Eu sempre vejo o pessoal elogiando a Lycia Barros, mas nunca tive a oportunidade de ler alguma obra dela. Espero fazer isso em breve, pois algo me diz que vou adorar a escrita da autora! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa! Quando não acontece aquela conexão com os personagens a leitura fica complicada, eu confesso que nunca tive interesse el ler nada da autora e se for escolher algum livro para conhecer seu trabalho acho que não seria esse. E como assim Londres não foi descrita com primor? Um lugar tão maravilhoso. Ótima resenha.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books


    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da resenha, mas não me interessei realmente pelo livro. Não senti algo me puxando para lê-lo hehe

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii, eu vi esse livro em algum lugar, e apesar de geralmente não ser tão meu estilo, tenho vontade de ler.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa,
    Mesmo nao curtindo mto romances até tenho um pouco de curiosidade de ler algum livro da autora, visto que os livros dela são mto elogiados pelo público.
    Quando eu nao consigo desenvolver uma conexão com os personagens, a leitura fica bem arrastada pois me falta vontade de continuar acompanhando a estória.
    E vamos combinar que a editora poderia ter caprichado um pouquinho mais na capa, né? Sério, me parece uma montagem feita no paint.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Como adoro livros do gênero de romance, fiquei bem curiosa em relação a esse livro, sua resenha está muito boa e fiquei bem curiosa, adicionei em minha lista de leituras e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Apesar dos elogios, confesso que não tenho o mínimo de vontade de conhecer a escrita da autora. O gênero que ela desbrava não é muito meu estilo, sabe? A única coisa que me chama a atenção na obra é esse desenvolvimento do lado psicológico da protagonista.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  9. Oie Rafa =)

    Da Ligia eu só li um livro e até que acabei gostando bastante. Mas, confesso que esse livro me si não me chamou a atenção e sendo a sua a primeira resenha que leio dele, fiquei ainda mais desanimada em conhecer a história.

    Leituras em que não me conecto com os personagens são um pouco sofridas demais, para mim =/, mas fico feliz em saber que apesar disso você conseguiu curti a leitura.

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Rafa!
    Os livros da Lycia são bem inspiradores, é o que dizem, porque ainda não li nenhum dos livros dela, embora goste demais dos temas abordados, já que nos inspira por melhoras pessoais.
    “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.”(Antoine de Saint-Exupéry)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rafa, tudo bem?

    Só ando vendo resenhas positivas sobre este livro. Eu nunca li nada dela, mas ver tanta gente falando bem me despertou curiosidade para conhecer.
    Gosto de livros onde os personagens se redescobrem...então acho que curtirei esse!!!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  12. Os livros da Lycia parecem passar mensagens super emocionantes pro leitor, com uma escrita leve e impecável. O romance parece ser bem dramático e pensativo.
    Acho que darei uma chance.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada pela Lycia, os livros dela são muito perfeitos, mas eu não gostei muito desse. Eu achei ele um pouco parado e dramatico :/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Rafa. Mesmo com 10 livros publicados, essa é a primeira vez que vejo algum comentário ou publicação sobre a autora, na verdade é o primeiro livro que vejo dela. A escrita da autora me intriga por curiosidade sobre como ela vai trata tantas decepções. Porém, fico com um pé atrás em relação às segundas chances.

    ResponderExcluir
  15. Olá Rafaela,

    Li um livro da autora e gostei, mas esperava muito mais, mas esse parece bem melhor, quem sabe eu dê uma chance...ótima resenha....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Confesso que romance não é meu gênero literário preferido, acabo sempre tentando fugir deles. Já ouvi muitos elogios à escrita da autora, e sei da importância dela no cenário da literatura nacional. Não encontrei muitos elementos distintos de outros títulos do mesmo gênero nessa história, mas adorei o cenário escolhido pela autora.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Rafa!
    Adoro romances, vou dar uma chance.
    Que bom que gostou da leitura, mesmo sem envolver muito com os personagens. É ruim quando isso acontece, né?
    Você não leva eles muito a sério quando não tem a conexão, mas fico feliz que parece que você superou isso.
    E saber o final nem sempre é ruim, ainda mais quando é algo que você deseja. :)

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Rafa!
    Eu adoro romances e você bem sabe disso, mas nunca senti a mínima vontade de algo da Lycia Barros. Nunca. Pode até parecer preconceito, mas as premissas das histórias dela nunca me convencem; parecem mais do mesmo, sabe?
    Entendi bem sua opinião e ainda não sei se quero dar uma chance a autora com este livro. Na verdade, este é o único título dela que ainda me deixou um pouco animado.
    Enfim, adorei a resenha. Vou decidir se leio ou não.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Rafa,
    Quero muito ler algo da autora..e gente, eu acho que teria a mesma reação que a Alice se o cara pedisse para morar junto.
    Pela sua resenha a protagonista expressa ser independente, imagina o choque haha

    Amei a capa e espero ler em breve.

    bjs e tenha um ótimo domingo.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  20. Uma amiga minha terminou de ler este livro hoje e já disse que se apaixonou pela história.
    Os autores brasileiros estão vindo com tudo. Quero muito ler este livro e muitos outros de autores brasileiros.
    Não sei porque as pessoas são tão preconceituosas quando se trata de autor brasileiro, só pessoas de mente pequena mesmo para pensar desta forma. Uma pena :(

    Beijos.

    https://arafaelagodoy.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. Ooi, tudo bom??
    Apesar de clichê adorei a capa, também amo quando histórias se passam em Londres, que pena que a autora não se aprofundou tanto na cidade. Parece ser uma ótima história de conflitos pessoais e amadurecimento, fiquei curiosa para saber o final,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Ainda não li nada da Lycia Barros, mas já ouvir falar muito dos seus livros e fiquei curiosa sobre sua escrita também gostei desse novo livro dela a historia é legal e gostei de termos parte dela em Londres !!

    ResponderExcluir
  23. Aiii eu amooooo os livros da Lycia!!!
    Ela é minha escritora favorita + a Carina Rissi, rsrs
    To loucaaaa para ler O Que eu quero pra mim!!
    Eu li uns capítulos lá na amazon e fiquei encantada com a história!! mas a Alice é muito doidona né??
    bjoos

    ResponderExcluir
  24. Só vendo a capa, o livro me agradou hahaah Londres é uma das cidades que eu pretendo conhecer, e foi por conta disso que a capa do livro me atraiu. Vendo a resenha, vi que o livro é tão bom quanto a capa. Adorei saber que o livro é narrado em 3ª pessoa, proporcionando ao leitor o conhecimento de outros personagens!

    ResponderExcluir
  25. Meu gênero preferido é romance, então fiquei super curiosa para ler esse livro. A capa dele me chamou muito a atenção, e ainda tendo Londres... me ganhou completamente. Gostei da resenha e da forma como o livro é levado. Entrou para meus desejados.

    ResponderExcluir
  26. Confesso que não fiquei muito animada com esse livro. Achei legal o lugar, quando vi já de capa deu vontade de conferir. Mas esperei resenhas e muitas delas não me convenceram. A trama parece ser legal, até deu uma animada ver que gostou, mas sei lá. Fico pensando se não vou esperar demais e quebrar a cara =/

    ResponderExcluir
  27. Oi, Rafa!
    Já conheço a escrita da Lycia Barros. Li um de seus romances, A Bandeja, da coleção Despertares. Não tive a oportunidade de continuar lendo os outros livros da coleção, pois foi uma leitura virtual e, cara, foi um livro que me mudou muito! Talvez por eu estar passando praticamente pela mesma coisa que a personagem principal estava. Na verdade ele foi um livro um pouco religioso, falava sobre os pecados carnais e como não cair em tentação e que, mesmo errando, sempre temos segundas chances. Desde então deixei de lado os livros dela, mas certo dia, vi esse livro em uma de minhas buscas por promoções e lembrei-me de que a história de A Bandeja foi maravilhosa e acrescentei a minha lista de desejos, mas ainda não pude comprar. Os livros dela são romances, mas não tratam apenas daquela "mesmice" que vemos em muitos romances, eles são mais dramas que ocorrem nos relacionamentos e dramas internos das pessoas, então são livros que ajudam muito o leitor caso passe por questões parecidas (assim como foi comigo).
    É realmente pra quem gosta kk' não é todo mundo que se identifica com a escrita dela!
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária