Resenha de "Jogo da Felicidade"

Além de escritora, Bruna Lombardi é atriz, roteirista, apresentadora, empreendedora, produtora de cinema e ativista ambiental. De seus oito livros, Jogo da Felicidade é o mais recente.
"Em vez de olhar cor, credo ou orientação sexual, olhe a índole. Igualdade é você se ver em todos e ver todos em você. Somos um."
A proposta do livro é conduzir o leitor para um caminho em que seus sonhos possam ser realizados e ajudá-lo a percorrer cada etapa com determinação e sabedoria. 

As etapas serão reveladas passo a passo através de mensagens reflexivas sobre os mais diversos temas: desde a superação de obstáculos até a conscientização de que os pequenos acontecimentos do cotidiano são tão importantes quanto os grandes. Esta trajetória em busca da felicidade é dividida em 21 capítulos: O Sonho, O Chamado, A Semente, O Mapa, A Bagagem, A Porta, O Caminho, O Talismã, O Amigo, A Encruzilhada, As Leis do Mundo, O Deserto, O Precipício, O Adversário, A Tempestade, O Mestre, A Estrela, A Lua, O Sol, O Fruto e O Paraíso.

 

Autoajuda não é um gênero que me agrade, tanto que li apenas dois livros - contando com este - em toda minha vida; porém, por não conhecer o trabalho da autora, fiquei curiosa para ler Jogo da Felicidade. Lombardi apresenta ao leitor maneiras de viver em paz com o mundo e as pessoas ao redor, além de inspirá-lo a não desistir de seus sonhos. Algumas mensagens podem soar repetitivas e, consequentemente, maçantes, mas acredito essa repetição faça parte do gênero - com o intuito de fixar ideias na vida de quem está lendo.

Apesar dos capítulos se referirem à momentos específicos da jornada, não é necessário seguir a ordem sugerida: pode-se ler o livro em poucas horas, ou abri-lo ao acaso em um dia qualquer. Das belas ilustrações, que combinam com os temas propostos, até a disposição das mensagens, há harmonia e luz emanando das páginas, pois tanto o conteúdo quanto a diagramação sugerem equilíbrio e serenidade.

O saldo final da leitura foi bom, útil e cabível, principalmente por lembrar de atos e pensamentos que podem ser esquecidos com facilidade no dia a dia. Aos que gostam de frases inspiradoras e textos sobre autorrealização, este livro será uma excelente escolha. Minha opinião sobre autoajuda não mudou, mas levei algumas mensagens bem bonitas e significativas comigo; em outras palavras, valeu a pena ter lido.
  • Escrito por Bruna Lombardi.
  • Editora Sextante.
  • 191 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo. :)
*Exemplar para resenha.

19 comentários:

  1. Primeira resenha que leio desse livro, inicialmente ele não tinha despertado muito minha atenção mas isso mudou depois da sua resenha que ficou ótima!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah não sei não. Não sou de ler esse tipo de livro e os que li foi porque ganhei e fiz pirraça pra ler e não deixar mofando na estante. Não me agrada. Esse parece até legal, ter mensagens boas e etc. Mas não é um que leria facilmente =/

    ResponderExcluir
  3. Oie Rafa =)

    Eu sou daquelas que passa longe dos livros de auto-ajuda rs...

    Confesso que apesar da sua resenha ter sido bem positiva, ainda sim ele não me deixou curiosa.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Rafaela!
    Não sei se consideraria um livro de auto ajuda, acredito mais que é um livro para auxiliar no bom astral, daqueles que devemos ter na cabeceira da cama para abrir uma página e ler.
    O livro anda bem badalado nas mídias televisivas.
    “É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Também não sou muito fã do gênero, mas às vezes a leitura se torna agradável. Esse livro parece ser interessante, fiquei curiosa com relação as frases inspiradoras.
    Beijos

    Beijos,
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou bastante interessada em ler esse livro, curto Autoajuda e essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rafa! Tudo bem?
    Então, também não sou fã de livros de autoajuda. Geralmente quem os procura é quem precisa, não é? E eu nunca precisei, rs mas é bom ter algum na estante caso queira mensagens de positividade para a sua vida. Nunca li nenhum livro desse gênero. Apesar da sua resenha ter sido bem positiva e ser um livro pequeno que pode ser lido em apenas um dia, não me interessou muito, mas a capa é linda e por certo, traria a iluminação necessária para a vida daqueles que lessem e precisassem de tal coisa!
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  8. Esse não é um gênero que costumo ler muito, mas acho que todos em algum momento recorrem pra ler algumas páginas e se sentirem inspirados. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "A 5ª Onda", vem conferir!

    ResponderExcluir
  9. Hey!
    Não sou muito fã de livros de Autoajuda. Esse livro parece ser bom, mas não chamou a minha atenção.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rafa, tudo bem?

    Eu nunca li nenhum livro de autoajuda. Não gosto da proposta que o gênero traz, por isso não me interesso.
    O máximo que eu faço é seguir alguma página ou Instagram que poste aquelas frases motivacionais, sabe? hahahah
    Mas que bom que você, mesmo não curtindo muito o gênero, conseguiu tirar algo de bom do livro! :)

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  11. OI! Também não gosto de autoajuda, fujo desse gênero. Acho que também vele a pena para quem quer relaxar e pensar um pouco na vida e para quem curte ilustrações, pois essa que você mostrou é linda. Infelizmente eu passo a leitura.

    ResponderExcluir
  12. Apesar de ter gostado da sua resenha e de o livro ter te tocado com certas mensagens, não leria a obra. Autoajuda raramente entra na minha lista de leitura; não consigo gostar.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  13. Acho a autora uma fofa, e achei este livro uma fofura!!!
    Não é o tipo de livro que eu saio loucamente para comprar, mas gosto de ter em casa pra dar uma folheada às vezes. Entende o que eu quero dizer??

    Enfim, adorei a resenha!!!

    Bjksss

    Lelê

    ResponderExcluir
  14. Rafinha, sabe que amo livros de autoajuda? pois é!!!! kk
    amei a capa,e confesso que só conheço a Bruna de nome,não melembro dela em nenhuma novela,mas gostei muito da perspectiva do livro, e vou querer ler sim!!
    bjoos

    ResponderExcluir
  15. Não sou uma pessoa que tenha muita paciência para ler auto-ajuda, não sei é algo que nunca consegui suportar ler, já tentei várias vezes mas não consigo! Mas gostei da capa se não soubesse sobre o que se trata eu pensaria que era uma história de magia ou sobre signos!

    ResponderExcluir
  16. Eu só conheço a autora pelas novelas que faz, na verdade nem sabia que ela tinha um livro. Mas eu passo essa historia, pois não sou fã de livros de auto ajuda (como você só li dois e olhe lá).

    ResponderExcluir
  17. Quando um livro de autoajuda é realmente bom, ele nos passa muitas mensagens motivadores e inspiradoras, e esse parece cumprir o que promete. Apesar de não ter interesse nesse gênero, fiquei interessado na leitura. Sua resenha está ótima! Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o livro até agora e confesso que também não gosto de livro de autoajuda, pra falar a verdade acho que nunca li nenhum do gênero, gostei da resenha e embora o livro seja interessante, não me chamou atenção.

    ResponderExcluir
  19. aah, tá aí um genero que nao me agrada.
    Nao gostei mto nem da capa, tem uma vibe meio de astrologia, sei lá, nao curti.
    Quase nao leio nada da Sextante por a maioria ser de auto-ajuda :/

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária