Resenha de "Sobrenatural: The Haunting of Sunshine Girl"

Imprevisível e promissor, Sobrenatural foi baseado na famosa série do Youtube, The Haunting of Sunshine Girl.
"A última coisa que espero é uma resposta, mas quase imediatamente depois que falo, a escuto, nítida e suavemente como se houvesse alguém sussurrando ao meu ouvido. Não passos dessa vez, mas um riso de criança: uma risada, leve e clara como cristal, viajando pela escuridão."
Ao completar 16 anos, Sunshine Griffith mudou-se de Austin com sua mãe, que havia recebido uma proposta de emprego irrecusável em Ridgemont.

Sunshine sabia que a mudança do Texas para Washington seria difícil, especialmente em relação ao clima hostil, mas ela não pensava que sua vida iria virar de cabeça para baixo. Além de estar localizada em uma rua sem saída assustadora, sua nova casa é fria e úmida, tem um cheiro forte de mofo e, pior, seu quarto é surpreendentemente rosa.

Entretanto, as correntes de ar, a umidade, o quarto rosa e a escuridão serão seus menores problemas quando ela perceber que há uma presença estranha na casa. Tudo começou com passos, sussurros de boa noite, risadas, choros de súplica e objetos fora do lugar, mas, segundo Katherine (a mãe), eram só barulhos de casa antiga ou galhos batendo na janela. Conforme os fenômenos tornam-se mais sombrios e frequentes, Sunshine nota que o ceticismo de sua mãe foi substituído por um comportamento estranho e distante.

Como Ashley, sua melhor amiga de Austin, é tão cética quanto sua mãe, ela decide pedir ajuda para Nolan - o único amigo que fez em Ridgemont -, visto que ele acreditou de imediato nos relatos dela. À medida que se aprofundam em pesquisas e procuram por pessoas que possam ajudá-los, Katherine torna-se irreconhecível e eles descobrem que a situação é pior do que pensavam. No processo de tentar salvar sua mãe, Sunshine terá de encarar seus medos e enfrentar o que o destino lhe reservou.
"Quero dizer, claro que há neblina lá fora - qual a novidade? -, mas, nesse momento, há neblina do lado de dentro, A névoa vem serpenteando das janelas por cima da bancada e em torno do fogão, sobre a geladeira e por baixo da mesa, nosso próprio fenômeno meteorológico."
Ao iniciar a leitura, esperava encontrar uma típica história de terror com casa mal assombrada, fantasmas e bons sustos. Porém, a trama vai muito além e traz ótimas reviravoltas, tornando a narrativa bem mais instigante e obscura. Narrado por Sunshine e um personagem misterioso, a história segue de forma gradativa, com boas descrições de cada fenômeno, descoberta e mudança que acontece na casa ou com os personagens.

Quando se trata do gênero terror, a expectativa é que o livro assuste e mexa de alguma forma com o leitor: seja através da descrição e dos sustos ou pelo terror psicológico. Neste caso, não aconteceu nem um, nem outro; porém, a história foi bem escrita e conseguiu causar aflição em algumas cenas. Minha outra ressalva foi o confronto final, que merecia ter sido mais aterrorizante e intenso, e não simplesmente razoável.

Como mencionei anteriormente, a história é bem mais do que aquele clichê de se mudar para uma casa com fantasmas e isso me agradou bastante. Este foi o ponto alto da narrativa, porque, quando menos se esperava, as autoras "jogaram uma bomba" que a alterou e a levou para um caminho diferente. Achei a proposta bem interessante e inusitada, pois deu margem à várias possibilidades e mistérios - que só serão respondidos no próximo livro.

Os personagens poderiam ter sido mais aprofundados, mas é provável que isso não tenha acontecido porque Sunshine foi a narradora e seu foco era, basicamente, salvar a mãe. A protagonista é teimosa, demora para enxergar o óbvio e não se acha forte o bastante para lidar com os problemas, mas sabe descontrair com comentários divertidos e tem um bom coração - espero acompanhar seu amadurecimento na continuação. Nolan cativa com facilidade e sua relação com o falecido avô é linda.

Gostei da capa e da fonte dos capítulos, além disso, a editora fez um ótimo trabalho com a revisão. Como o final parou em um momento crucial, estou ansiosa para ler o segundo livro e ver se minhas suposições estão corretas. Se vocês gostam de romances sobrenaturais, vão achar Sobrenatural: The Haunting of Sunshine Girl uma boa leitura.

Querem conhecer os fantasmas que assombram as Griffith e desvendar os mistérios de Sobrenatural? Basta participar do sorteio e torcer.
  • Escrito por Paige McKenzie e Alyssa Sheinmel.
  • Editora Fábrica 231.
  • Tradução: Edmundo Barreiros.
  • 302 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo.
*Exemplar para resenha.

35 comentários:

  1. Não sou muito de ler esse tipo de livro, mas achei esse bem interessante. Parece ser uma trama legal e garante boas surpresas. O melhor é não ser clichê, acho chato ler coisas do gênero (nas raras vezes que leio) e ser sempre a mesma coisa, história manjada....por essas e outras leio poucos assim. Esse parece legal, vou ver se acho mais coisas sobre ele pra saber se é bom assim mesmo e quem sabe ler.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse gênero, e sem dúvidas já entrou pra minha lista de desejados! Esses dias li A Casa Assombrada, que combina bem com a descrição desse livro: vai muito além de uma casa assustadora. Vale a pena ler. Sua resenha ficou maravilhosa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Eu te amo, você me assombra", vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa! Desde o lançamento eu estou querendo ler. Eu esperava que fosse bem assustador, mas pela sua resenha vi que não, mesmo assim a vontade é a mesma. Adoro histórias com assombrações.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro. Gostei MUITO da dica! =O

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  5. Rafaela!
    Não conhecia o livro e gostei, porque gosto de terror, mesmo que aqui não seja daqueles horripilantes, esteja mais para o lado do mistério.
    Uma boa série a ser seguida na leitura.
    “Só sei que nada sei.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rafa!
    Não conhecia a editora, nem o livro, tampouco a série no YouTube. Não gosto muito do gênero terror, eu sou medrosa, rs os filmes desse gênero me deixam apavorada... Mas, quem sabe eu não gostaria de um livro! Sou uma romântica incorrigível e romance de época é meu gênero favorito. Quem sabe um romance sobrenatural vá me agradar e não me aterrorizar tanto quanto filmes de terror o fazem...
    Vamos expandir os horizontes! Mas como se trata de uma série, não lerei agora pois detesto ficar curiosa com qualquer coisa e como você disse, no final desse livro existe algo que só será desvendado no próximo e se eu tiver que esperar muito vou morrer de agonia! Então vou aguardar o lançamento do próximo (ou próximos) livro para poder ler!
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  7. Oie Rafs!
    Eu não teria coragem de lê esse livro hahaha
    Ela se mudou para Washington D.C ou Washington State?
    Fica a dúvida o/

    http://www.16primaverasblog.com/
    https://www.facebook.com/16primaverasblog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ingrid!

      Ela foi para Washington State. :)

      Beijocas.

      Excluir
  8. Oi, Rafaela! Tudo bem? Nossa, adorei a capa do livro! Mas não sei se o leria... Não sou o maior fã de livros com uma pegada sobrenatural, mas quem sabe, né? Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Hey!
    Desde o ano passado quero ler esse livro, não sou ''fã'' de livros de terror, mas alguns livros desse gênero chamam bastante a minha atenção. Pelo que você descreveu, o livro vai mais além do ''clichê de se mudar para uma casa com fantasmas'' e isso me deixou com altas expectativas. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a capa desse livro, perfeita!
    Não sou muito fã de livros de terror, mas esse me chamou atenção, principalmente por vc ter dito que foge do clichê das casas mal assombradas, fiquei bem curiosa para descobrir qual é a "bomba", mas acho que vou esperar sair o segundo para ler os dois seguidos!

    ResponderExcluir
  11. Eu amo filmes e livros que é sobrenatural e amei a capa e to mega querendo o livro e ele ta na minha lista^^
    bjss

    ResponderExcluir
  12. Olá, primeira vez aqui no seu blog, estou adorando <3
    Confesso que livros de terror não chamam minha atenção logo assim de cara, mas sua resenha me deixou bem curiosa, talvez eu dê uma chance para ele.

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa!
    Entre erros e acertos parece que o saldo final foi positivo, né? Eu até cogitei ler esse livro, mas depois acabei desistindo porque li algumas resenhas que me desanimaram. Tomara que o próximo livro elimine essas falhas e conserve o que funcionou.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blosgspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oláaa, eu nunca li nada parecido. Grande parte dos livros que eu já li são romances/distopias/chick lit, por não gostar muito de terror. Mas suspensa eu adoro! E acho que, pelo que li na resenha, esse livro puxa mais para o lado do suspense. Me interessei bastante. Já tinha ouvido falar do livro mas nunca me aprofundei para saber mais sobre o assunto. Quero muito ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    não conhecia o livro e acho que não li nenhum parecido, por isso fiquei na dúvida se iria gostar da leitura

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu esperava mais deste livro. Não um terror, mas mais envolvimento. Enfim, ainda assim quero ler o livro, rsrs.
    Acho que a capa me chama a atenção ou sei lá... mal algo neste livro me chama.
    Portanto, vou ler com certeza!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  17. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história, curto muito um sobrenatural.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Li poucos livros com protagonistas jovens e fantasmas, e estou curiosíssima sobre este! Parece ser mesmo uma estória instigante e cheia de reviravoltas. Uma pena a personagem ser tão imatura ás vezes, mas mesmo assim deve ser muito corajosa. Gostei muito da resenha e espero poder ler este livro em breve.
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi! A primeira coisa que pensei quando li a sinopse é que ele teria bons sustos e que seria realmente um conto sobre uma casa mal-assombrada, mas já vi que tem mais que isso, acho uma pena não ser tão eletrizante, acho que a autora poderia ter investido nisso, já que a sinopse supõe que terá cenas de se assustar. A mãe dela não está normal mesmo, falar que é barulho de casa velha? rsrs, ela já poderia começar a desconfiar daí.

    ResponderExcluir
  20. Parece ser um livro de misterios e Sunshine fica horrorizada ao saber que sua mãe foi domianda por alguem que morava na casa. ela se preocupa com a situação mas como cita o ceticismo da mãe e da amiga não iriam ajudas-la a desvender o que acontece no casarão sinistro mofo e embolorado. Mas eu realmente gosto deste tipo de leitura. assisto muitos filmes deste genero. Medo naop tenho, tenho medo dos vivos que nos fazem mal todo dia. bjs
    tatyana sylva
    tatianats.eh@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente a capa não me atraiu muito. A premissa é até legal, mas me parece mais um romance romântico, eu espero que eu tenha entendido errado kkkk
    De qualquer forma gostaria de lê-lo!
    Bjs e adorei sua resenha!

    www.curiosametamorfose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Não costumo ler livros de terror e suspense,pois sou medrosa,mas a ameeeei a capa,e pela sua resenha deu pra ver que a leitura prende e é bem fluida.
    Vou querer ler sim!!!
    bjoss

    ResponderExcluir
  23. gosto bastante deste gênero mas pude notar que a historia poderia ter sido mais explorada por parte da autora, mas mesmo assim fiquei curiosa para saber ler a historia.

    ResponderExcluir
  24. Gostei bastante do livro por se tratar de um tema que eu não leio muito, não conhecia ele até agora e espero gostar, livros de suspense realmente prendem o leitor.

    ResponderExcluir
  25. Amei a capa, a resenha e a premissa do livro me deixaram instigados p/ ler o quanto antes, a narrativa em primeira pessoa pode não me agradar, mas acho que a escrita da autora me cativará. Vou ler sem falta ^^ Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Não sou do tipo que gosta de livros assim, mas essa capa e essa resenha me chamaram muito a atenção!!

    ResponderExcluir
  27. Ixii, to de boa de terror, nao leio por nada nessa vida, morro de medo! hahaha :X
    Mas achei muito legal que uma história do youtube conseguiu tanto sucesso a ponto de virar livro. Nunca tinha ouvido falar, mas gostei da ideia!

    ResponderExcluir
  28. Acho que nunca me dediquei ao gênero mais leria com certeza.não sei se respeito muito ou tenho medo ,a verdade é que as bruxas existem,ah existem........

    ResponderExcluir
  29. Pela capa eu esperava um enredo mais sombrio, mas se a história for envolvente e ter consistência, do ponto de vista de ideias e personagens, já tá valendo.
    Só me desanima o fato de não ser um livro único e ter que esperar pela continuação.

    ResponderExcluir
  30. Oi :)
    A capa é maravilhosa, a resenha me lembrou um pouco A desconstrução de Mara Dyer (trilogia que eu amo) por envolver suspense/romance/horror me parece bem interessante.

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito da resenha.
    Amei a capa, tenho certeza que vou amar esse livro, não vejo a hora de compra-lo para ler.

    ResponderExcluir
  32. Gosto muito de livros de terror e esse eu me apaixonei pela capa que achei maravilhosa! A história pelo que percebi é boa, mesmo voce dizendo que não é muuuuuito assustadora, mas sim, uma historia bem contada que vai além de sustos e fantasmas! Só fiquei meio decepcionada por saber que tem continuação, gosto de livros únicos e que me deem o final sem ter que esperar um novo ser publicado,rsrs! Mas gostei bastante e quero muito ler! Parabéns pela resenha, bjão!

    ResponderExcluir
  33. um genero novo para mim, ja que não costumo ler livros desse tipo. Por costume kkk mas me lembrou em partes alguns filmes que assisti e me pareceu bom para ler ao cair da noite rsrs. Não estou muito acostumada, mas mudar a leitura de vez em quanto pode abrir novas portas rs

    ResponderExcluir
  34. Oi Rafa, tudo bem?
    Desde que vi este livro entre os lançamentos fiquei desejosa para ler. Confesso que ainda estou me adaptando com o gênero terror, pois sou bastante medrosa, mas este livro tem me agradado pela capa e sinopse e agora que pude conhecer um pouco mais através de sua resenha, sinto a necessidade de adquirir. Espero ter esta oportunidade em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária