Resenha de "Era uma vez no Outono", As Quatro Estações do Amor #2

Lisa Kleypas escreve romances de época com tanta sutileza, vivacidade e humor, que envolvem o leitor do início ao fim.

Os Bowmans saíram de Nova York a fim de casarem suas filhas com aristocratas ingleses, mas, em todo baile ou jantar, elas eram (propositalmente) ignoradas. A sorte mudou quando Lillian e Daisy se uniram às solteironas Annabelle e Evie: as Flores Secas. Depois do sucesso com Annabelle, Lillian, já com 25 anos, era a próxima em busca de um marido.
"Só havia dois modos de lidar com a situação. Podia continuar tentando evitá-la, no que até agora fracassara espetacularmente, ou ceder. Ceder... sabendo que ela nunca seria a esposa plácida e adequada que sempre se imaginara tendo. Casando-se com ela, desafiaria um destino escrito para ele antes mesmo de ter nascido."
Começou a temporada em Stony Cross Park, propriedade de Marcus Marsden, lorde Westcliff, e Lillian está animada com a possibilidade de ser amadrinhada pela mãe do conde e para rever as amigas, mas não suporta a ideia de vê-lo com tanta frequência. Da mesma forma, Marcus planeja ignorá-la o máximo que puder; afinal, quem iria querer a companhia de uma americana mandona e sem modos?

Após o reencontro acalorado, eles percebem que realmente detestam um ao outro, mas é inegável que existe uma forte atração física. Será que é o novo e exótico perfume dela que está causando este interesse repentino? Pois é a única explicação para ele enlouquecer sempre que a vê. 

A cada semana que passa, Lillian e Marcus se desentendem com mais fervor, porém, no meio de tantos conflitos e divergências, algo intenso surge entre eles. Contudo, as convenções sociais e a mãe de Westcliff nunca aceitariam uma união tão inapropriada. 
"Marcus estava relaxado, flertando e brincando com ela como nunca o vira fazer. Lillian era capaz de apostar que poucas pessoas reconheceriam o honrado conde de Westcliff no homem deitado no tapete com ela. Quando ele a acomodou melhor em seus braços e lhe acariciou a panturrilha, terminando com um gentil aperto no fino tornozelo, ela sentiu um prazer que foi muito além da sensação física. Sua paixão por ele parecia residir dentro de seus ossos."
Ao apresentar um típico aristocrata - apesar de algumas ressalvas como sua amizade com emergentes - que segue as regras e os deveres que lhe cabem, e uma audaciosa jovem americana, a autora cria situações bem controvérsias e cômicas; afinal, Marcus e Lillian são opostos, mas também têm muito em comum, como determinação, teimosia e lealdade.

Narrada em terceira pessoa, a história segue com dinamismo, bom humor e uma dose de sensualidade e embate entre o casal. Os personagens dão voz a diálogos divertidos, descontraídos e acolhedores. Em comparação ao anterior, este livro mostra o amadurecimento da amizade entre as Flores Secas e se aprofunda muito mais no relacionamento do casal - que tiveram mais tempo e espaço para se conhecer.

Apesar da previsibilidade típica deste gênero, a narrativa conta com aspectos inusitados para atrair e agradar o leitor, além de ser bem escrita, o que torna qualquer - ou quase todo - clichê aceitável. Trata-se também de uma leitura fluida, repleta de risadas, percalços, encontros furtivos e um final bem bonito. Porém, os últimos parágrafos do epílogo, que foram um vislumbre do que irá acontecer com Evie, a terceira Flor Seca, me desanimaram por motivos de: detestar o personagem que fará par com ela, mas já suspeitar que seria ele.

Prefiro Simon Hunt (marido de Annabelle), mas, após conhecer lorde Westcliff melhor, notei o quão adorável ele é; além disso, ao longo da narrativa, há relatos que mostram o porquê de ele ser tão sério, cético e disciplinado, e como a Srta. Bowman muda, aos poucos, a vida dele. A teimosia e o orgulho de Lillian podem torná-la um pouco cansativa, mas ela é tão determinada, forte e destemida que tais incômodos são esquecidos. As primeiras cenas sensuais me desagradaram um pouco pela forma como aconteceram, mas, logo em seguida, a harmonia e beleza entre eles entraram em ação.

Senti falta de uma interação maior entre Simon e Annabelle, pois em outros livros, a autora descrevia com detalhes como o casal anterior estava. Evie continua um pouco apagada, mas Daisy desabrochou e ganhou mais destaque. Livia, irmã de Westcliff, é uma personagem tão carismática que eu gostaria de conhecer melhor sua história. Os vilões são ardilosos e egocêntricos, suas artimanhas enojaram e deram à trama os grandes momentos de tensão.

A editora fez um ótimo trabalho não só com as capas (lindas) da série, mas também com a revisão. Como cada livro foca em personagens diferentes, não é necessário ler na ordem de publicação, mas aconselho que o façam, pois assim terão um conhecimento maior sobre a história e criarão intimidade com ela. Quem gosta de romances de época (assim como eu), vai amar esta série.
  • Escrito por Lisa Kleypas.
  • Editora Arqueiro.
  • Tradução: Maria Clara de Biase.
  • 287 páginas.
  • Leiam também: Segredos de uma noite de verão.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo! :)
*Exemplar para resenha.

15 comentários:

  1. Oie,
    nossa já tinha visto este livro e estou querendo ler.
    Adorei a resenha, fiquei ainda mais curiosa pela leitura

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse estilo não faz parte dos meus desejos literários, porém, essas resenhas me deixam com uma vontade grande de ler.

    Amei a resenha!!!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  3. quando um casal ja se agulha tal como Marcus e Lillian eu ja fico vibrante pois sei que a trama será ótima, e não foi diferente, casal lindo com uma trama singela, Lisa soube trazer leveza ao casal
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Rafa =)

    Estou lendo tantas resenhas boas dessa nova série da Lisa, que cada vez mais me sinto inclinada a dar uma nova chance a autora.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler essa série, depois de ler inúmeras resenhas sobre os livros, onde todos elogiam muito a leitura, ainda não li nada desse gênero por isso estou muito ansiosa por essa leitura, pra ver se vou gostar e me envolver com a trama, espero que sim. O livro me despertou interesse por ter uma história diferente do que to acostumada a ler, e além do mais o casal vai se apaixonando no decorrer do livro, e isso me chama atenção nas estórias.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rafaela! Tudo bem? Adorei a resenha, mas infelizmente não tenho interesse em ler essa obra. Não curto romances históricos, sabe? Mas enfim, fico feliz que você tenha curtido o livro! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafa! Eu amei! Gostei mais deste do que do anterior, claro que Simon é meu amor ainda, mas este romance foi mais doce para mim. Quanto ao St. Vincent, no começo eu estava gostando dele, aí ele apronta aquela roubada e fiquei com muito pódio. Nem sei o que virá no terceiro.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha, eu amo livro desse gênero literário, ainda não li nenhum livro dessa autora, mas ja ouvir muitos elogios, eu espero em breve poder desfrutar dessa leitura.

    ResponderExcluir
  9. Rafaaaa
    Estou doida para ler essa série, agora que comecei Os Hathaways e me apaixonei pela escrita da Lisa.
    E deixa eu te perguntar, a Lilian e o Westcliff aparecem nos Hathaways, né?
    Eu sabia que os nomes não eram estranho e fiquei aqui matutando que os dois são peças importantes no Desejo à Meia Noite!
    :D
    Não vejo a hora de ler essa também.
    Amor eterno por romances históricos!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rafa!
    Eu gostei muito do primeiro livro. Estou curioso e quero ler logo "Era uma vez no Outono". Não sei se será melhor que o seu antecessor, mas acredito que seja tão bom quanto.
    Meu primeiro contato com a autora se deu com esta série e curti bastante.
    E sim, as capas são lindas! Adorei a resenha.
    --- Mudando de assunto ---
    Eu quero MUITO ler "Emma"! Ainda não tenho, mas pretendo comprar e fazer a leitura. Acho que vou amar. O ruim é que sempre que leio algum livro da Austen, fico com uma ressaca horrível! Tô conseguindo ler aos poucos outro livro agora. Inacreditável, né? Mas é assim que a Austen me deixa. Hehe
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu também prefiro o Simon, sem dúvidas, maas esse volume também foi super agradável, adorei o desenvolvimento da relação do casal, apesar de ter achado tudo um pouco rápido, mas ah, é romance de época né, não tem como não amar <3

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "A Queda dos Anjos", vem conferir!

    ResponderExcluir
  12. Aiii sou loooouca para ler um livro da Kleypas, tenho alguns no kindle, mas ainda não li.
    Eu gostei bastante da sua resenha Rafa, parece não ser tão bom quanto o anterior, embora continue fofo e engraçado.
    A capa é divina!!
    bjooos

    ResponderExcluir
  13. oi Rafa,
    Amo o gênero e concordo com você quando diz que os aspectos inusitados tornam os clichês aceitáveis. Já amei odiar os vilões desse livro. Quero começar essa série da Lisa assim que possível.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  14. Tô bem curiosa para ler essa nova série de livros da autora, sempre gostei de ler romances de época e pela resenha esse deve ser ótimo. Já vi as capas e também acho todas elas bem bonitas. :)

    ResponderExcluir
  15. Essa série é tão boa! Gostei muito desse e mesmo sendo difícil escolher aquele que mais amei na série é esse que mais se destacou. O casal é tão bom, tão gostoso de ler as picuinhas deles, os momentos de humor e amor. São personagens marcantes e ficaram no meu coração como o melhor casal. Vale a pena ler, mesmo tendo clichês a narrativa é muito envolvente e faz querer saber mais, o que acontece no fim e dá vontade de ler os próximos logo.

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária