Resenha de "O Nome da Estrela", Sombras de Londres #1

Maureen Johnson uniu elementos certeiros da fantasia e do sobrenatural num enredo único, inteligente e bem construído. 
"Pombos arrulhavam lá fora junto à janela. O prédio rangeu e se aquietou. Estiquei a mão e passei pelo tecido azul pesado e levemente áspero do sofá. Olhei para cima, para as estantes de livros embutidas nas paredes, que se estendiam até o teto alto. Eu tinha conseguido. Estava mesmo em Londres, naquele prédio frio e vazio. Aqueles pombos eram pombos ingleses. Eu imaginara isso por tanto tempo que não sabia ao certo como processar a realidade."
Aurora Deveaux nasceu em Bénouville, Louisiana, uma cidade construída em cima de um pântano. Quando seus pais se inscreveram para lecionar Legislação Norte-Americana na Universidade de Bristol, na Inglaterra, por um ano, Rory encontrou sua oportunidade de concluir o ensino médio em Londres.

Ao chegar em Wexford, uma escola localizada no East End de Londres, Rory só pensava em aproveitar sua estadia e estudar. Porém, com um imitador de Jack, o Estripador, aterrorizando a cidade, talvez ela não possa usufruir tanto quanto gostaria. Enquanto estuda, se diverte e acompanha as notícias com Jazza, sua colega de quarto, e Jerome, Rory se depara duas vezes com o mesmo homem pálido de sobretudo e percebe que é a única que pode vê-lo.

A partir daí, Rory torna-se testemunha dos assassinatos, pois viu e conversou com o principal suspeito. Ao mesmo tempo que corre o risco de ser a próxima vítima, ela descobre que a cidade esconde muitas outras ameças e terá de reunir toda sua coragem para enfrentá-las.
"O que era reconfortante, eu acho, era o simples número de pessoas que dizia acreditar em fantasmas e que dizia ter visto algum. Eu nunca estaria sozinha, com certeza. E eles não não podiam ser todos malucos."
Dividida em cinco partes, a história é narrada pela personagem principal, mas conta com alguns capítulos em terceira pessoa para mostrar o que acontece em outras partes da cidade. Rory é uma narradora vivaz, irônica, perceptiva e carismática; através de seu olhar, acompanhamos os mistérios que cercam a cidade, sua rotina no colégio e a busca pelo imitador de Jack.

A autora tem uma escrita tão fluida, palpável e acolhedora que se envolver com a história e seus personagens é uma tarefa fácil e prazerosa; além disso, sua descrição de Londres foi bem minuciosa, capaz de transportar o leitor às ruas, aos becos e lugares mencionados. O tema fantasma é de fato comum, mas Maureen criou um universo vasto, intrigante e ordenado, no qual, por um motivo x, algumas pessoas podem ver, ajudar ou deter fantasmas.

Rory é adoravelmente comum, divertida, inteligente e corajosa, acredito que, nos dois próximos livros, ela irá amadurecer e aprender ainda mais. Jazza é a melhor roommate e amiga: doce, solícita, organizada e engraçada. Jerome é um rapaz curioso, simpático, esperto e fofo. Bu foi uma grata surpresa, assim como Stephen e Callum. Alistair, Jo e "pode me chamar de Claudia" também se destacam. Foi bem óbvio descobrir o que o imitador de Jack era, mas não sua identidade e tal detalhe fomentou a curiosidade.

No meio de tantos pontos promissores, dois aspectos desapontam: a rapidez impressionante com que Rory acreditou e assimilou as explicações sobre seu dom (ela não titubeou em momento algum), e a resolução final, assim como as motivações do imitador, pois poderiam ter sido mais desenvolvidas.

O Nome da Estrela foi um ótimo livro introdutório, com boas reviravoltas, referências, personagens bem construídos e um desfecho marcante - preciso do segundo livro, com urgência. Além das cenas macabras dos assassinatos, dos elementos sobrenaturais e do ar de romance policial, a história também tem seus momentos românticos - mas sem aprofundamento - e divertidos.

Gostei bastante da capa e da diagramação, ambas combinaram com a trama, e a editora também fez um bom trabalho com a revisão. Querem conhecer as sombras de Londres? Participem do sorteio e concorram a um exemplar do livro (aqui).
  • Escrito por Maureen Johnson.
  • Editora Fantástica Rocco.
  • Tradução: Larissa Helena.
  • 390 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo! :)
*Exemplar para resenha.

29 comentários:

  1. Não conhecia o livro, gostei muito da sua resenha e fiquei curiosa para saber mais sobre esse livro que envolve fantasia sobrenatural e romance policial, fiquei com a impressão que o livro ainda traz um ar de suspense e mistério, ou talvez tenha viajado... fiquei muito interessada pela história!
    Ah! Te indiquei para receber um prêmio bem legal lá no blog, não sei se já ganhou, mas depois dê uma passadinha lá pra entender melhor!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de ler, apesar de achar o tema meio batido... Mas sei lá, parece que ela fez um bom livro e a narrativa compensa. Ainda que corra em algumas partes - não é a primeira vez que vejo falando disso, parece que tem algumas coisas que não são muito desenvolvidas e fica difícil acreditar. Mas acho que vale a pena. Ainda vou esperar por outros livros, no entanto. Dá vontade de saber mais dessa história e esse parece deixar um gostinho de quero mais.

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu tenho esse livro na minha estante e vendo a sua resenha eu to vendo que to perdendo uma boa leitura kkk Mas sabe que tem tanto livro bom sendo lançado que não sei por onde começar. Acho que vou dar mais atenção pra esse livro que ta parado la na minha estante e ótima resenha mana.

    ResponderExcluir
  4. Rafa, logo que vi que O Nome da Estrela é de Maureen Johnson, um autor que tenho uma grande admiração, e por ele ter criado essa mistura de young adult, fantasia e policial, e que deixou esse gostinho de quero mais no final do livro, deixando um desfecho para o próximo, tive uma grande curiosidade e interesse em lê-lo, pois amo estórias que fluem e nos faz querer mais e mais. Não posso deixar de conferir!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Já amei.
    Gosto muito de estórias que envolve todo um mistério, eu necessito urgente desse livro.
    Já li algumas resenhas a respeito desse livro e todas falavam super bem, espero gostar da leitura, por que com certeza irei garantir meu exemplar.

    ResponderExcluir
  6. Pelos quotes postados do livro na resenha deu pra perceber quanto o autor conseguiu ser rico em detalhes sem deixar a estória chama, gostei das descrições, além do mais o personagem e inteligente,divertido, e isso já chama atenção para uma estória bem construída, achei a premissa do livro bem bacana, e já estou incluindo na minha listinha de desejados.

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia que este livro era o primeiro de uma série.
    Que bom que isso já ficou esclarecido, rsrs.

    Adorei a resenha, até me empolguei pra ler!!!

    Do jeitinho que eu gosto :)

    Bjks mil ♥

    Lelê

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa! Eu li algumas resenhas que não falaram muito bem do livro, api eu mesmo com vontade de ler, fiquei receosa. Sua resenha me deixou animada outra vez, e como confio no seu gosto vou ler com certeza. A autora eu conheço apenas pelo conto no livro Deixe a neve cair.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books


    ResponderExcluir
  9. Oie,
    não conhecia o livro e confesso que ele não me chamou muita atenção. Quem sabe em outro momento.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rafaela! Tudo bem? Eu gosto muito da Maureen Johnson e desde que lançaram esse livro que estou querendo lê-lo. Mesmo esses pontos negativos terem me desanimado um pouco, ainda pretendo ler a obra. Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Caracaa meu, preciso deste livro... Tipo, para ontem. Sua resenha me empolgou demais... Gosto de livros com esta temática: suspense, mistério, sobrenatural... Só não gostei muito do fato, de não ser um livro único. Mas, tudo bem, parece que vale a pena!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Rafa =)

    Falam super bem desse livro, mas confesso que tenho um misto de curiosidade e receio de ler ele. Curiosidade por conta de todos os comentários positivos que leio e receio por que tenho medo de ser um pouco pesado demais para o meu gosto.
    Bem isso é algo que só vou saber quando ler rs...

    Ótima resenha ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ps: Qual é o problema com livros únicos t.t é tanta série que esses dias troquei o nome de todos os livros de uma conversando com meu amigo. Tipo A Rainha Cruel, Espada Vermelha e Coroa de Vidro XDDD

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa,
    Eu tinha adorado o conto da Maureen na coletânea Deixe a Neve Cair, e quando vi que seria lançado este livro, sabia que precisava ler.
    Tbm achei um ótimo livro introdutório, com uma narrativa fluída e personagens cativantes.
    Estou bem curioso para saber qual vai ser o caminho que a autora irá seguir nos próximos livros.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece ser ótima.

    ResponderExcluir
  15. Olá Rafaela,

    Não conhecia esse livro e a sinopse não me chamou atenho mas sua resenha me deixou curioso, dica anotada....bjs.


    http://www.devoradordeletras.blogspot.com.br/c

    ResponderExcluir
  16. A premissa do livro é extremamente interessante e criativa, fiquei muito interessado na obra. A trama e os personagens parece bem construídos, com suspense e fantasia. Nunca li nada da autora, mas quero fazê-lo o quanto antes começando pro este livro.

    ResponderExcluir
  17. Oi Rafa!
    O livro envolve dois gêneros que muito me agradam - o suspense e a fantasia. Adorei a premissa e a sua resenha, vc escreve muito bem!
    É a minha primeira visita ao seu cantinho, e foi uma grata surpresa.
    Estou te seguindo, e espero vê-la lá no meu cantinho tb!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  18. Rafaaaa
    Já vi várias resenhas desse livro e estou querendo muito!
    Estou apaixonada pela história e personagens sem nem ter lido ainda. :P
    Legal saber que é um bom começo de série.
    Pela capa eu achava que era bem macabro e sinistro, mas achei a premissa muito legal.
    Ele já está na wishlist.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Rafa!
    Não imaginei que esse livro fosse tão bom. Confesso que não tenho muito interesse em lê-lo; a premissa não me convenceu muito. Mas após ler sua resenha, caso encontre alguma promoção, irei comprar e lê-lo, sem dúvida.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Hey Rafa!
    Confesso que tenho uma queda enorme por livros de mistérios, adoro o suspense presente neles. Esse livro já de primeira chamou minha atenção, pois a capa é bem sombria e chamativa, na minha opinião, e a sinopse me deixou bem curiosa para saber o que irá acontecer no desenrolar do enredo.

    ResponderExcluir
  21. Ainda não conhecia esse livro, mas a capa já me chamou a atenção! Não imaginava que se trataria desse assunto de assassinatos e fantasia. Gosto bastante dos dois gêneros mas confesso que ainda não li um livro que envolvesse os dois em um. Lendo a sua resenha pude concluir que esse livro daria um filme kkk acho que eu enlouqueceria se estivesse no lugar da Rory, morro de medo dessas coisas de suspense mas continuo lendo porque sempre me faz ficar instigada e ler bem rápido. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro mas amei a capa tão logo a vi. Li sua resenha e os diversos comentários e fiquei com muita vontade de ler. Espero que em breve eu o tenha em mãos para curtir essa leitura.

    ResponderExcluir
  23. Oi Rafaela!
    Não conhecia o livro, gostei como você destacou os personagens. Não gostei muito da capa ao contrario de você.
    Pelo que você descreveu, acho que como um livro introdutório a uma série ele esta bom, normalmente sinto que acontece isso de algumas coisas irem rápidas e acaba faltando desenvolver mais um pouco, enquanto outras são desnecessárias mais bem desenvolvidas. Pelo que você comentou acredito que a tendencia é melhorar no segundo livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Não conhecia o livro e não sou a maior fã do gênero. Esse estilo assim macabro, de assassinatos e tals. Sou mais fã de distopias e romances kk' principalmente os de época. Ótima resenha. A capa é bem bonita mesmo e tenho certeza que a diagramação também. A rocco sempre capricha nos seus trabalhos!

    ResponderExcluir
  25. Tinha visto o anúncio do lançamento do livro mas a premissa não tinha me despertado uma curiosidade sobre a obra, pelo o que eu percebi, essa coisa de dons da personagem é meio que uma marca registrada da autora, pois também era algo do tipo em Invisível, gostei da ambientação bem urbana de Londres e que você consegue se enxergar ali.

    ResponderExcluir
  26. Nunca li nada do gênero, achei a premissa bem interessante sem duvidas vai para minha lista de desejados rs ótima resenha, ótimo blog

    ResponderExcluir
  27. Oii! Nao conhecia esse livro, mas amo livros de fantasia e ja me interessei. Adoro quanto o autor tem uma escrita fluida e voce vai lendo que nem sente! E com um misterio ainda melhor! quero ler todos :D

    ResponderExcluir
  28. Olá, boa tarde
    Não conhecia o livro, achei bem interessante, e essa capa me chamou muito a atenção, esse gênero me atrai muito, não li o livro mais sei que se eu ler e pretendo ler rs Vou gostar muito♥

    ResponderExcluir
  29. Oi Rafa,
    Bacana ter diagramação bonita, personagens bem estruturados(e pelo visto sem mimimi), embora haja o deslize dessa aceitação rápida, é um livro que pretendo ler.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária