Resenha de "Príncipe Lestat", As Crônicas Vampirescas #13

Com Príncipe Lestat, Anne Rice retorna ao universo das Crônicas Vampirescas - que começou em 1976 com a publicação de Entrevista com o vampiro. No Brasil, a série chegou na década de 90 e, desde então, treze livros já foram publicados.

Em meados de 2013, uma crise atinge as Crianças da Noite. Por todo o mundo, os vampiros têm sido queimados por outros mais velhos, que despertam de seu sono para seguir as ordens de uma misteriosa Voz.

Enquanto a Voz induz velhos vampiros a usarem o Dom do Fogo para acabar com a superpopulação, Benjamin Mahmoud, o vampiro responsável por um programa no rádio, ouve as lamúrias dos jovens e pede aos anciães que se juntem para resolver o problema. Contudo, a cada bebedor de sangue destruído, a Voz se torna mais forte e poderosa. Quem será ela e como detê-la?
"Era lá que eles se escondiam do mundo, os jovens desagradáveis, a tola e estúpida ralé de bebedores de sangue. / Ah, sim, e você vai queimá-los agora, queimar todos. Queimar o edifício. Você tem o poder para fazê-lo." (Cyril) 
Lestat de Lioncourt ouviu a Voz pela primeira vez anos atrás, muito antes das queimadas, mas passou a ignorá-la após se mudar para o château da família. Sua reclusão chega ao fim quando Gabrielle e um grupo de vampiras tentam convencê-lo a liderar o clã e lhe revelam segredos significativos.

Quando a identidade da Voz é descoberta, as Crianças dos Milênios (vampiros com mais de mil anos) e os anciães se reúnem no Portão da Trindade, onde Benji transmite seu talk-show, para reforçar o pedido de liderança a Lestat e decidir o que deve ser feito. Porém, os planos da Voz vão além de queimar os mais jovens, e ela fará de tudo para conseguir o que quer. Se nem as gêmeas Mekare e Maharet, as vampiras mais poderosas, podem controlar a Voz, será que o Príncipe Moleque é capaz de acabar com a crise?
"- Nós queremos que você lidere. É simples assim. [...]                             Eu tinha inúmeras objeções. O que fizera além de escrever livros, contar histórias, subir ao palco com meu rock, e como eles podiam romantizar aquilo de maneira tão desproporcional?" (Lestat)
Dividida em quatro partes, a história é narrada por Lestat e inclui onze pontos de vista em terceira pessoa. Com criatividade, Rice estabeleceu uma conexão entre fatos / personagens dos livros anteriores e novos acontecimentos, criou uma narrativa intensa e transformou o mundo das Crônicas Vampirescas em algo ainda mais instigante e convidativo. No fim, relatos e eventos aleatórios dão lugar a uma história bem estruturada, com reviravoltas surpreendentes.

Apesar de não ter lido os outros livros, pude compreender facilmente todas as retomadas, pois elas foram explicadas nos mínimos detalhes (ou seja, o leitor de primeira viagem -como eu- não se sente perdido). Outro aspecto positivo é a desenvoltura em manter a coerência entre os personagens do início ao fim - visto que são muitos -, mas abro uma exceção ao professor de Rose, porque suas motivações não ficaram claras.

Ao se livrar da péssima imagem de Lestat em Entrevista com o vampiro como alguém imaturo e perverso, é possível admirá-lo e torcer por ele. Neste livro, o Príncipe Moleque exibe seu lado altruísta, preocupado, solitário e reflexivo; ele não decepciona como (anti-)herói, pois sabe equilibrar o bem e o mal que existem dentro dele. Como aparecem muitos personagens secundários e todos são bem explorados, cito os meus favoritos: Gregory, David, Everard, Fareed, Seth, Sevraine e Jesse - Gabrielle, mãe de Lestat, também é interessante.

Assim como nas Crônicas da Dádiva do Lobo, há muita descrição na narrativa, por isso, a leitura pode se arrastar em algumas passagens. O ar pomposo dos vampiros é uma excelente caracterização, mas vem acompanhada de diálogos extensos e maçantes quando se trata de explicações; isso não torna a história desgastante, apenas menos dinâmica. Sim, há trechos sangrentos (no final) e movimentados, mas a narrativa se preocupa mais em mostrar como a crise e a Voz afetam o clã. Cabe mencionar que os primeiros capítulos se parecem mais com contos do que com uma narrativa de romance, mas depois a trama ganha ritmo e tudo começa a se encaixar.

Para sanar a curiosidade e facilitar a leitura, o livro conta com um resumo da origem dos vampiros, o jargão usado por eles e dois apêndices: no primeiro tem os nomes e a cronologia dos personagens, e no segundo, a sinopse de todos os livros da série. Gostei bastante da capa - simples e sombria -, pois combinou com o tema. Meu último comentário diz respeito a verossimilhança da narrativa, afinal, ela foi escrita de modo tão palpável que, enquanto nós lemos, parece que tudo aquilo está de fato acontecendo ao redor do mundo. Ademais, o fato de Anne Rice mostrar com naturalidade todos os tipos relação merece destaque, pois seus vampiros se relacionam com pessoas, sem levar em consideração o gênero, e isso é incrível. 
"E que figura arrojada e bela era Lestat. O James Bond dos vampiros com toda a certeza." (Gregory)
Ficaram curiosos para saber como será a nova aventura de Lestat? Participem do sorteio e concorram a um exemplar do livro. 
  • Escrito por Anne Rice.
  • Editora Rocco.
  • Tradução: Alexandre D'Elia.
  • 507 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo. :)
*Exemplar para resenha.

32 comentários:

  1. Achei legal porque pode dar uma boa ideia do que são esses livros dela e não deixar quem não leu os outros perdido. Só li uma trilogia dessa autora e não curti muito, mas queria pegar esses do Lestat. Acho que iria agradar mais...
    Gostei da dica. Esse parece ser um bom livro e mesmo tendo muita descrição ou partes lentas, acho que faz a leitura ganhar mais personalidade. Dar mais detalhes é interessante para entender melhor. Parece bom.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Adorei a resenha e como não gostar da Anne Rice, não é?
    Ainda não li esse livro dela, mas está na lista pra ler ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Meninaaa! Anne Rice é muito amor! Ainda não li esse livro, mas a história me parece muito envolvente...e Lestat é aquele vampiro mau que ganha o coração de qualquer um.

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura
    http://www.saletadeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    nossa li este livro há alguns anos e já nem lembrava mais a história.
    ótima resenha

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amo!!! Agora quero ler e voltar a curtir As Crônicas Vampirescas que abandonei há anos, rsrs.

    Fora a saudade de ler bons livros com bons vampiros.

    Adorei a resenha ♥

    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Apesar de parecer um pouco confuso está estória por além de ser muito detalhada, e ter livros antes deste, o fato desse livro aborda estória de vampiro fugindo das tramas clichês que estamos acostumados a ver me chamou bastante a atenção, a trama me pareceu ser bem construída, realmente me interesse e espero ter a chance de ler.

    ResponderExcluir
  7. Vejo muita gente falar bem dessa autora, mas também vejo muitos comentários negativos sobre sua escrita. Confesso que ainda não senti vontade de ler algum livro dela, acho que no fundo me sinto intimidada por ser muitos livros. E atualmente estou fugindo um pouco de séries longas 😁
    Gosto bastante desse tema abordado, desde que li Crepúsculo, o que já faz um tempo, não li mais nada sobre vampiros e sinto saudade disso.

    ResponderExcluir
  8. Vou ser sincera que e dizer que não me conquistou muito o nosso enredo, mas tenho uma colega que realmente gosto do enredo das histórias da Anna Rice que ira querer saber mais sobre esse livro. Apesar de não gostar do livro, obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  9. Curto muito histórias sobre vampiros, estou doida pra ler esse livro e essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi isso tudo.

    ResponderExcluir
  10. Oie Rafa =)

    Confesso que de todos os Vampiros da Anne, o que menos gosto é do Lestat rs... Amo de paixão o Marius e o Armand, mas nunca me simpatizei com o Lestat.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Oi Rafa!

    Não li nenhum livro da autora ainda, mas Entrevista com vampiro é um filme que gosto muito. Pela resenha parece ser um narrativa cheia de detalhes e acho que vou gostar!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa!
    Nunca li nada da Anne Rice, mas tenho curiosidade de conferir Entrevista com o Vampiro (tenho curiosidade de assistir o filme também). Bom saber que os livros podem ser lidos fora de ordem, sem interferir no envolvimento do leitor. Se algum cair na minha mão, sem duvida darei uma chance.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, mas trocaram muitos dos jargões antigos da série néh :(

    Estou louca pra ler....amo Lestat <3

    ResponderExcluir
  14. Oi Rafa! Acredita que eu sou fãs de histórias de vampiros e nunca li nada desta autora. Ela também tem uma saga de bruxas que eu queria muito conferir. Que bom que mesmo não tendo lido os anteriores, é possível entender e pelo que você cita é uma história bem construída e ampla.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Não sou conheço as Crônicas Vampirescas, já vi o filme Entrevista com o vampiro, mas nunca li o livro. Gostei de saber que é possível compreender a historia mesmo sem ter lido os outros livros. Adoro ponto de vista em terceira pessoa. Amei o fato do livro trazer um resumo e apêndice (amo apêndice nos livros), mostra um cuidado com novos leitores. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Rafaela! Tudo bem? Eu amo essa capa e curto muito a premissa do livro, mas tenho medo de achar a leitura um pouco arrastada e não curtir muito... Mas enfim, que bom que você gostou! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Rafa!
    Já ouvi falar muitos dessa coleção, mais nunca me interessei de fato por ela, sobre esse livro em especial fiquei curiosa para saber como a autora coloca 11 pontos de vista mais o Lestat, sem a história ficar confusa, de maneira que a trama fique bem estruturada como você comentou. Achei legal as retomadas para quem não leu os outros livros assim como eu, pq você não fica perdido na história, mais talvez para quem já tenha lido os demais livros ache um pouco mais devagar em função disso e tbm com há muita descrição a leitura pode realmente ficar arrastada como você comentou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Eu não li Entrevista com Vampiro, mas assisti ao filme e gostei muito. Espero que esse livro seja no mesmo esquema e tenho certeza que gostarei muito de ler.

    ResponderExcluir
  19. Sobre o Lestat eu só vi o filme Entrevista com o vampiro e tive a mesma impressão que você. De que ele era imaturo e impulsivo. Ainda bem que nesse livro ele passa outra impressão. Senão seria bem difícil torcer por ele.
    Fiquei chocada em saber que há 11 pontos de vistas diferentes. A autora deve ter conseguido definir muito bem os personagens e suas personalidades para que não ficasse confuso, ainda mais no seu caso, já que não leu os outros livros anteriormente.
    Apesar disso, não é um livro que eu leria, apesar de gostar de fantasia, mas o fato de ter 13 livros me desanima. Mas, achei a capa lindíssima.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Rafa!
    Eu sou LOUCO pra ler algo da Rice. De preferência, algo d'As Crônicas Vampirescas. Amo o filme "Entrevista com o Vampiro". Disseram-me que a adaptação foi fiel ao livro. Espero poder ler em breve e comparar.
    Não sabia deste lançamento e fiquei louco pra ler. Mas só quero me arriscar na leitura após ler outros livros da mesma.
    A resenha ficou maravilhosa! <3
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oii nossa eu já queria este livro pela capa e o título, como vc disse ela é simples e sombria, isso sem nem ler a sinopse ou resenha.
    Mas depois que li sua resenha fiquei ainda com mais vontade de ler ele.
    Eu não sabia que ele era de uma série, e isso me deixou bastante curiosa. Mas achei bom você dizer que ele tem as retomadas dos outros livros para que possamos entender melhor este livro.
    Obs.: OMG como gosto de um anti-herói. aiaiaiai kkkk
    Bjoes

    ResponderExcluir
  22. Confesso que nunca li nada da autora, mas já tinha ouvido falar dessa série. Estou bem curiosa para conhecer melhor os personagens e a narrativa de ''Príncipe Lestat'', que parece ser bem envolvente. Mesmo sendo simples adorei a capa também.

    ResponderExcluir
  23. eu li dela só o entrevista com vampiros, confesso que prefiro a adaptação (se bem q com um elenco daqueles é difícil competir) e tinha horas q eu queria enfiar uma estaca no coração do lestat, mas se ele cresceu eu acho que vou dá uma chance para conhecer esse novo lado dele

    ResponderExcluir
  24. Um dos meus filmes de vampiro favorito é Entrevista com o Vampiro, nunca li nada das cronicas vampirescas, embora tenha vontade, mas sempre me mantive longe devido a longevidade da trama, são livros demais e sei que se gostar de um, não sossegarei até ter todos. Tenho vontade de ler Lestat, pelo simples fato de ele ser quase que uma figura mitologica, igualando-se a Conde Dracula, quem sabe não ganho o sorteio e começo minha jornada com as Crianças do Milênio hehehe.

    ResponderExcluir
  25. Ainda não li Anne Rice e tenho muita vontade de entrar nesse universo criado por ela, essa série sempre chamou muito minha atenção, mas nunca tive oportunidade de ler. Gostei muito da sua resenha, fiquei muito curiosa a respeito desse livro em especial, vou participar da promoção, vai que tenho sorte dessa vez! (:

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  26. Oi.
    Eu amei a resenha, sou muito fã de livros que falam sobre vampiros e fuquei bem curiosa para conferir essa.
    Essa capa é linda.
    A premissa do livro é bem diferenciada.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  27. Oi Rafa!
    Não li nada da Anne Rice, mas tenho uma curiosidade de ler.
    Gostei muito da sua resenha, deu pra ver bem os pontos principais do livro, o desenrolar da história e os personagens e suas ações.
    Como você disse que não afeta a leitura quem não leu os livros anteriores, acho que vou começar com esse, parece bem bacana e ter mais reviravoltas que Entrevista com o vampiro.
    bjoss

    ResponderExcluir
  28. Rafaaaaa
    O Lestat é maravilhoso, um dos meus personagens preferidos da literatura.
    E é maravilhoso saber que nesse volume ele se firma mais ainda como alguém incrível, como o anti-herói que todo mundo ama.
    Quero muito ler esse livro e todos os outros da série, mas por enquanto estou só no Entrevista Com Vampiro mesmo.
    É bom saber que o leitor que não leu os outros não se sente perdido, mas o que já leu todos os outros deve ficar até cansado de repetição, né?

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  29. Muito boa a resenha! amo livros de vampiros.

    ResponderExcluir
  30. Amei a resenha e fico feliz com a volta dela. Entrevista com o vampiro é um clássico da literatura e do cinema! Lestat é um mito!

    ResponderExcluir
  31. Amo as histórias da autora e não vejo a hora de ter este na minha coleção dela. Achei demais seus comentários na resenha. Me fez ficar mais encantada e apaixonada por este livro. Ansiosa por ter este romance do Lestat.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Não conhecia esta obra, porem, vejo aqui que ela é maravilhosa. Ansiosa para lê-la, já vai entrar na listinha.

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária