Resenha de "Desperdiçando Rima"

Poesia para acalmar e elevar a alma. Sou apaixonada pelo gênero, desde os Sonetos de Shakespeare até Pablo Neruda, Pope, Elizabeth Browning, Fernando Pessoa etc - dos clássicos aos contemporâneos.

Karina Buhr é compositora, percussionista e cantora, mas também escreve para as revistas Carta Capital e TPM, através dos blogs "Romântico Defeituoso" e "Pane do Pântano". Agora, ela decidiu se aventurar no meio literário e daí surgiu seu livro de estreia: Desperdiçando Rima.
"Li seu recado e não gostei. / Fui espairecer, bater perna, conhecer rua, desistir um pouco, lanchar e remendar meu patuá, pensando nos motivos que eu tinha, na razão que você não tinha e o quanto podia me gabar.   Repeti, um por um, todos os motivos, um por todos, imaginários, reais, os do bolso, os do sangue quente no osso. [...]" Goiabada Seca
São mais de quarenta poemas, com ou sem rima e alguns escritos em prosa. Alguns abordam assuntos cotidianos, dilemas e meras divagações, enquanto outros lidam com temas mais sérios, como desigualdade social e machismo. A autora transita entre eles com naturalidade, e acompanhar essa transição de um assunto para outro foi bem interessante.

Através de desenhos (feitos por ela), metáforas, críticas e referências, Karina traz ao leitor situações e dramas comuns, discorre sobre a vida e mostra um pouco da cultura brasileira e de suas paixões. Seus textos foram escritos com leveza e doçura, mas também com intensidade e ironia, de modo bem direto e escancarado. Por se tratar de um livro de poemas e textos curtos, a leitura flui com rapidez e pode ser feita paulatinamente - lendo um por dia.


Se diversos textos não chamaram minha atenção, em contrapartida, o poema da página 156, "Amor" e "Tua Apatia" foram os meus favoritos. Levando em consideração que, em livros desse gênero, alguns textos te agradam e outros, não, a proposta da autora foi boa, criativa e diferente.

Definitivamente, um dos aspectos mais marcantes foi a diagramação, porque a disposição dos textos parece uma performance: há poemas na horizontal, na vertical, no final ou nos cantos da página, mesclados com algum desenho ou com fonte diferente. Mais um convite para você se aventurar pelas rimas e impressões de Karina.
  • Escrito por Karina Buhr.
  • Editora Fábrica 231.
  • 192 páginas.
  • Disponível em todas as livrarias.
  • Recomendo. :)
*Exemplar cedido no encontro de livreiros organizado pela Editora Rocco.

22 comentários:

  1. Olá!
    Não sou muito chegada em livros de poemas, mas achei bem interessante o fato de ela abordar sobre temas como machismo e outros relacionados a contemporaneidade. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafa!
    Não sou muito fã de poesias, confesso, mas adorei a proposta desse livro, principalmente por causa da diagramação que você disse ser bem bacana.
    Talvez possa me identificar mais com essas poesias por ser uma brasileira que escreveu, ainda mais sobre tantos assuntos.
    Gostei.
    :D

    Beijooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa!

    Boa poesia é algo que é sempre bem-vindo! Não conhecia o livro, mas adorei a dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Amo poemas, estou apaixonada por esse livro.
    Te seguindo como Art of life and books, segue o meu blog, tem muita coisa boa.♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rafaela! Tudo bem? Eu amo poesia e já conheço o trabalho da Karina Buhr como cantora, então confesso que estou bem curioso para ler esta obra dela. Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, não gosto muito desse gênero, poema nunca foi minha paixão, tem alguns que até gostei, mas não sei se leria um livro só de poemas, achei a capa bem interessante *-*

    ResponderExcluir
  7. É tão gostoso ler esse livro de livro né? Faz pensar e tem uns que te deixam com uma sensação gostosa ou faz sorrir, emociona...é bom. Faz um tempinho que não pego nada no estilo e deu vontade de ler algo assim. É uma boa dica.

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou muito chegada em poesias, mas você apresentou tantos pontos positivos que fiquei curiosa em ler!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rafa!
    Adoro poemas e fiquei deveras interessado no livro. Creio que realmente sentirei o mesmo que você. Só o fato da autora criticar o machismo e falar sobre já me deixou curioso.
    Espero poder ler em breve e gostar tanto quanto você.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser lindo, apesar de eu nunca ter lido nada que fosse exclusivamente cheio de poemas. Gostei como a autora parece ter colocado toda sua originalidade nele!
    Acabei de seguir seu blog e tenho que te parabenizar pelo trabalho. Gostei bastante!
    Beijos,
    Carol | Fantasma Literário
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie Rafa =)

    Não conhecia esse livro, mas eu sou uma apaixonada por poesias e poemas desde de criança. Ou seja, mas um livro para minha pequena lista rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Curto muito poesia, não conhecia esse livro nem a autora, essa resenha me deixou abastante interessada em conferi essa obra.

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa! Eu não costumo ler livros assim, mas admito que o diferencial do projeto gráfico é bem atraente e até despertou meu interesse para conferir.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi Rafa!
    Poesia não é bem comigo, mas alguns autores às vezes me cativam. Gostei do trecho que você destacou, então quem sabe a Karina poderia ser uma dessas autoras.
    É sempre legal quando tem um capricho extra na edição.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    não conhecia o livro, mas confesso que não curti tanto. Quem sabe em outro momento

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá! Conheço o livro a algum tempo e amo, poesias geniais de tirar o fôlego!

    ResponderExcluir
  17. É praticamente impossível amarmos todos os poemas, então gostar muito de dois é muito bom, como não sou apaixonada por poesia, esse é um livro que vou passar.

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o livro, não leio muitas poesias mas achei muito interessante o livro, gostei muito da sua resenha. Adoro livros que usam da diagramação como parte do conteúdo, tive aulas sobre isso e achei muito legal a proposta.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  19. Adoro o blog mais nunca participei de nenhum sorteio essa é minha primeira vez participando aqui no Artesã😉

    ResponderExcluir
  20. Logo pelo tema percebi que se tratava de poesia. Acho poesia linda e incrível... porém, não leio com muita frequência... Acho q por termos q estar 100% focados no q lemos...para entender tudo...
    Tenho até um livro q ganhei..de um amigo do meu professor.
    Eles tem uma visão incrível de tudo

    ResponderExcluir
  21. Não gosto muito de livros de poesia. Mas até achei a obra interessante!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária