Resenhas de "Um amor para Jane" e "Antologia - Primeira Vez"

Conto é um dos meus gêneros favoritos. Por isso, quando a nova editora parceira do blog me mostrou seu catálogo, escolhi dois livros de contos para ler.
"A encantadora desconhecida sorriu sem jeito e desviou o olhar. Mas, no momento seguinte, voltou a olhar em sua direção. Dessa vez, percebendo sua provocação, ela revirou os olhos, fez uma careta e mostrou a língua em um descarado desagrado, que lhe arrancou uma sonora gargalhada."
Jane Austen Santana tem 26 anos e é dona de um antiquário em Moema. Num certo dia chuvoso, ela, que sempre trabalhou à tarde, acordou bem cedo para substituir a sócia no período da manhã.

Enquanto isso, o analista de sistemas, Arthur Pendragon Meireles, reclamava na garagem do seu prédio porque a moto não ligava. Como tinha uma reunião e não podia se atrasar, ele decidiu ir de ônibus ao trabalho. Foi nesse mesmo ônibus que Jane entrou e, sem querer, prendeu sua bolsa de renda na mochila de Arthur. O que será que o destino preparou para eles?
"- Que história de amor começa em um ônibus lotado, às sete e meia da manhã? - murmurou contrariada."
Um amor para Jane é uma daquelas histórias fofas que cativam o leitor logo nas primeiras páginas e o deixam ansioso por mais. Com leveza, simplicidade e fluidez, a autora nos apresenta uma situação comum e rotineira que poderia ter diversas consequências e a transforma num plot de comédia romântica.

Apesar de saber que, em uma certa circunstância, eu teria saído correndo, na história, essa cena ajudou a compor o cenário romântico e ficou bonitinha. Em suma, se você gosta de leituras rápidas, divertidas e com uma boa dose de romantismo, esse conto é uma ótima opção.
  • Escrito por Nina Reis.
  • Editora Aldeia dos Livros.
  • 21 páginas.
  • Disponível na loja da editora
  • Recomendo.
Antologia - Primeira Vez reúne 9 contos de assuntos variados, como espionagem, amor, assédio, situações constrangedoras etc, mas com a mesma premissa.

Essa ideia de criar histórias sobre primeiras vezes foi muito interessante e rendeu contos dramáticos, engraçados, sentimentais e com momentos de superação/realização.

Todas as narrativas são fluidas, e a leitura é feita em um piscar de olhos. O fato de cada autor ter abordado um tipo de primeira vez me agradou, porque assim o livro ficou mais abrangente e, mesmo que superficialmente, tratou de temas que precisam ser discutidos, como assédio, bullying e falta de atenção no trânsito.
"Esperei tão ansiosa por aqueles momentos que, quando chegaram, geralmente não eram da mesma forma que imaginei." (Com ele...)
Cabe mencionar que o conto de que mais gostei foi Previsão do Tempo.
  • Escrito por E.F. Costa, Mariana Camara, Michele Batista, Mika Amorim, Nina Reis, Patricia Maiolini, Rafael Rocha, Tabata Ferreira, Vanessa Benfatti.
  • Editora Aldeia dos Livros.
  • 87 páginas.
  • Disponível na loja da editora. 
  • Recomendo.
*E-books para resenha.

17 comentários:

  1. Oi Rafa ;)
    Parabéns pela parceria com a editora!
    Pelos comentários acho que irei gostar muito de Um amor para Jane (e amei o nome da protagonista *-*).
    Adoro romances fofos tipo comédia romântica, que são perfeitos pra curar aquela ressaca literária!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Rafa!
    Adoro chick-lits, porque sempre nos fazem rir muitos e tem situações inusitadas e hilárias.
    Gosto também de livros de contos e o tema que fala sobre a primeira vez de assuntos diversificados, deve ser bem interssante.
    Gostei dos dois livros.
    Semaninha cheia de luz e paz!
    “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa, tudo bom?
    Eu não sou muito de ler de contos porque eu gosto de desenvolvimento da história com reviravoltas e etc. Jane Austen Santana rsrs não tem como não entender essa refêrencia >< Não curti muito essa capa, acho que poderiam ter caprichado melhor na qualidade :/
    bjuss

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito de contos, mas de vez em quando leio algum. Não gostei da capa de Um amor para Jane, mas achei a história bem bonitinha. E o nome dos protagonistas? Que coisa mais fofa!! <3

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou muito fã de conto, mas achei esse uma graça! Gosto dessas histórias onde encontros improváveis (ou o destino) geram um amor, apesar de que na situação eu faria o mesmo que você hahahah fiquei com vontade de ler!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não costumo ler contos, mas uma das vantagens deles é que dá para ler super rapidinho, Um Amor para Jane parece ser super bonitinho e A Antologia - Pimeira Vez parece ser super interessante, afinal, primeiras vezes são coisas que nunca esquecemos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Curto muito livro de contos, é uma excelente oportunidade para conhecer a escrita de vários autores numa tacada só, Um amor para Jane parece uma história super fofa que já fiquei doida pra ler.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafaela,
    Geralmente não gosto de contos, pois não consigo me conectar com as histórias ou personagens e quando isso acontece o conto já terminou. Apesar da proposta de Um amor para Jane ser bem clichê gostei de como o romance se iniciará, pois essa ideia do cotidiano é algo tão real e pode deixar a história mais cativante. Já a Antologia - Primeira Vez, por reunir histórias diversas, me chamou mais atenção e acredito que, pelo menos, um dos contos iria me agradar.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Resenha linda Rafaela! Parabéns!
    Eu conhecia por nome só, nunca tinha lido nd sobre o livro, eu amei os personagens, preciso ler pra ontem!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafaela.
    Eu achei a premissa bem intrigante apesar de clichê, adoro essas leituras fofas que nos cativa nas primeiras páginas e esse me parece ser um deles, os personagens também me parecem ser legais e esse vai para minha lista com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Estou numa vibe boa pra ler contos também.
    Não conhecia as obras mencionadas ainda e fiquei super interessada.
    Ainda mais em relação a 'Antologia - Primeira Vez", por trazer assuntos variados.
    Parecem ser leituras super delicinhas <3
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafaela. Não sou muito chegada a contos, porque tende a maioria das vezes eu querer mais pra ler e não ter, pois ele são na maioria, bem curtinhos.. Gostei do primeiro conto que você mencionou, de uma história de amor nascida num ônibus lotado, achei bem fofinha, porém, não sei se leria porque certamente eu iria querer mais do que umas poucas páginas..
    Bjoxx ♥

    ResponderExcluir
  13. Que fofa a capa da antologia!! E quanto ao primeiro conto, a autora nem gosta de Jane Austen né hahaha adorei as resenhas!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tudo que se refere a romance e contos eu adoro, a resenha me encantou pois vou adorar ler para saber o final da história.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Adoro romances água com açúcar e o Um amor para Jane parece ser meu tipo de livro <3. Pena que é curtinho, não sou muito fã de contos porque quando começo a me apegar a algum personagem ou história o conto acaba :(

    ResponderExcluir
  16. Oi Rafa...
    "- Que história de amor começa em um ônibus lotado, às sete e meia da manhã? - murmurou contrariada."
    Os melhores romances😍
    Ameii❤

    ResponderExcluir
  17. Oi, Rafa!
    Apesar de gostar mais da capa do segundo, achei muito fofo o primeiro!
    É o tipo de coisa que eu adoraria ler, apesar de contos não ser o meu gênero preferido.
    Eu gosto de prosa longa, com a história comprida, hahaha.
    <3

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir

Hey you,
gostou do que leu, encontrou algum erro ou quer acrescentar algo?
Não deixe de comentar! =)
Sua opinião é muito importante para o blog.
Beijocas.

© 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design por: Gabrielle Alves | Para uso exclusivo do blog Artesã Literária